
Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi às ruas para fiscalizar postos de combustíveis em vários estados. Em Mato Grosso do Sul, os agentes da ANP estiveram em Campo Grande, Terenos e São Gabriel do Oeste.
Nesta segunda-feira (17 de novembro), sete postos e três transportadores foram vistoriados. Três autos de infração foram lavrados e sete amostras de combustíveis foram levadas para análise em laboratório.
A ANP verifica se os combustíveis estão dentro dos padrões exigidos, se o volume na bomba está certo, se os equipamentos funcionam bem e se toda a documentação está em ordem.
As ações são feitas com base em denúncias, dados técnicos e parcerias com outros órgãos. Caso alguma irregularidade seja confirmada, os responsáveis podem receber multa, ter o posto interditado ou até perder o direito de funcionar.
As amostras coletadas agora passam por testes. Os resultados devem indicar se os combustíveis estavam adequados. Segundo a ANP, o objetivo é proteger o consumidor e garantir que o produto vendido seja de qualidade.
Qualquer pessoa pode denunciar problemas nos postos por telefone ou pela internet. O número é 0800 970 0267. Também é possível acessar os dados das fiscalizações no site da ANP.

