
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), deu início a mais uma edição do Ciclo de Capacitação do PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), com atividades programadas de 28 de julho a 8 de agosto. A iniciativa é voltada exclusivamente aos beneficiários do programa e tem como objetivo principal fortalecer a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Desde sua criação em 2023, o PRIMT busca preparar seus participantes para o ingresso no mercado de trabalho com orientações práticas e formação cidadã. A expectativa da Funsat é atingir 2 mil beneficiários nesta edição — um crescimento de 25% em relação ao início do projeto, com a meta de superar 95% de participação entre os envolvidos.
O ciclo teve início no dia 28 de julho, com ações voltadas aos beneficiários da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no Auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), nos períodos matutino e vespertino.
A programação continua no dia 30 de julho, com beneficiários de nove secretarias e órgãos:
CCZ – Centro de Controle de Zoonoses
CCEV – Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais
GSA – Sistema de Gestão de Saúde
SESDES – Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social
SEPPE – Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas
SEMU – Secretaria Executiva da Mulher
PLANURB – Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano
AOCC – Assessoria de Apoio aos Órgãos Colegiados
AGEREG – Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande
No dia 31, os trabalhos seguem com os beneficiários da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), também com atividades ao longo do dia no Auditório do IMPCG.
Nos dias 1º e 5 de agosto, o ciclo será realizado no Auditório do Instituto Mirim, envolvendo participantes vinculados à Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e mais oito pastas, incluindo Segov, Sejuv, Sefaz, Fac, Semadi, Funsat, CGM e Semades.
No dia 6 de agosto, o ciclo acontece na sede da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), onde os participantes vão receber instruções sobre a Lei Municipal nº 7.074/23 e noções sobre boas práticas no ambiente de trabalho.
A penúltima etapa, no dia 7 de agosto, também no Auditório do IMPCG, atenderá servidores ligados às seguintes secretarias e órgãos:
No período da manhã:
IMCG – Instituto Mirim de Campo Grande
Amhasf – Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários
Agetec – Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação
Sear – Secretaria Especial de Articulação Regional
No período da tarde:
IMPCG, Casa Civil e Secult – Secretaria Executiva de Cultura
O encerramento do ciclo será no dia 8 de agosto, com programação direcionada aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no auditório localizado na Rua Onocieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.
O Ciclo de Capacitação do PRIMT é uma das principais ações da política pública de empregabilidade do município, promovendo qualificação prática, orientação profissional e preparo para o ambiente de trabalho. A iniciativa busca garantir que os beneficiários do programa estejam mais aptos a aproveitar as oportunidades do mercado, especialmente em setores públicos e serviços urbanos.
Além do conteúdo técnico, o ciclo reforça a importância do engajamento intersetorial para que a inclusão social e produtiva aconteça de forma integrada e duradoura.
