TCE
CAPITAL

Campo Grande mostra força na geração de empregos com mais de 1,6 mil vagas em Super Feirão

Evento promovido pela Funsat em comemoração aos 126 anos da Capital reúne empresas, capacitações e esperança de recolocação para centenas de trabalhadores

14 agosto 2025 - 16h30Carlos Guilherme, Douglas Vieira e Maria Edite Vendas
A prefeita Adriane falou dos trabalhos em Campo Grande
A prefeita Adriane falou dos trabalhos em Campo Grande - (Foto: Maria Edite Vendas)

Mesmo diante de relatos frequentes sobre as dificuldades para conseguir emprego, Campo Grande apresentou, nesta quinta-feira (14), um cenário oposto.

Canal WhatsApp

Com 1.600 vagas ofertadas por 23 empresas, o Super Feirão do Emprega CG movimentou o bairro Aero Rancho e atraiu centenas de pessoas em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. O evento, realizado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) como parte das comemorações pelos 126 anos de Campo Grande, também promoveu a entrega de certificados de qualificação e a assinatura de novos convênios com instituições parceiras.

A ação também entregou certificados a 1.460 beneficiários do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), que concluíram suas formações recentemente.

A prefeita Adriane Lopes (PP) celebrou o impacto da ação na vida dos campo-grandenses. Segundo ela, além da comemoração do aniversário da cidade, o momento é de reforçar políticas públicas voltadas à empregabilidade.

Super Feirão do Emprega CG movimentou o bairro Aero Rancho

"Estamos muito felizes com a formação realizada hoje. Já são 1.400 pessoas capacitadas por meio deste programa social de encaminhamento ao mercado de trabalho. Nesta edição, contamos com a participação de 16 empresas em busca dessa mão de obra. Essa parceria é fundamental: quando todos trabalham juntos, os resultados para a população são positivos", afirmou.

Adriane também ressaltou a importância da qualificação profissional como ferramenta para preencher as vagas em aberto, principalmente nos bairros, onde há grande procura por trabalhadores capacitados. "Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a qualificação profissional, para que possamos preencher rapidamente vagas em supermercados, tanto no centro quanto nos bairros de Campo Grande, onde há grande demanda por mão de obra especializada", pontuou.

Oportunidades abrangem diversas áreas - As vagas abertas no feirão contemplam 19 funções, entre elas assistente administrativo, operador de telemarketing, auxiliar de estoque, vendedor interno e externo, fiscal de prevenção de perdas, motorista entregador, auxiliar de produção, coletor de lixo, jovem aprendiz, entre outras. Empresas como Fort Atacadista, Assaí Atacadista, RHF Talentos, Burger King, JBS, Grupo Petrópolis, Lojas Avenida e Águas Guariroba estão entre as participantes.

A diversidade de áreas chama a atenção, tanto para quem busca o primeiro emprego quanto para quem deseja mudar de carreira ou voltar ao mercado.

Para muitos participantes, o feirão representa mais do que uma chance profissional - é uma nova etapa de vida. É o caso de Kátia, que enxergou na ação a possibilidade de recomeçar.

"Vou começar agora, do zero, na área de manicure. Quero conquistar novos clientes e espero que essa oportunidade traga muitas melhorias. Essa qualificação representa uma nova esperança para todos nós - é um passo importante para voltar ao mercado de trabalho e aumentar a renda. É um sonho para muitas pessoas que precisam de uma chance para trabalhar", declarou emocionada.

Kátia enxergou na ação a possibilidade de recomeçar

O aposentado João Lopes, 67, também aproveitou o evento para buscar uma recolocação. Apesar da idade, ele se mostrou otimista. "Minha área de atuação é eletrônica e telecomunicações. Trabalhei muitos anos nesse ramo e estou aposentado há cerca de três anos. Hoje estou em busca de uma oportunidade, principalmente para não ficar parado e ocupar meu tempo", explicou.

O aposentado João Lopes, 67, também aproveitou o evento para buscar uma recolocação

Com currículo em mãos, ele destacou a disposição para se adaptar. "Estou aberto a aprender em outras áreas, podendo começar como auxiliar, estoquista ou até em funções de supermercado - o importante é encontrar algo onde eu possa me encaixar. Sinceramente, acredito que as empresas tendem a dar preferência para candidatos mais jovens, mas, dependendo da demanda e da escassez de mão de obra, pode surgir uma oportunidade", diz.

O formato do feirão é uma estratégia pensada pela atual gestão da Funsat, segundo explicou o diretor-presidente João Henrique. A iniciativa começou em 2022, com a proposta de aproximar candidatos e empregadores em um mesmo ambiente, facilitando o processo de contratação.

"Pensamos em um formato que reunisse, no mesmo local, empresas e candidatos. Assim, a pessoa que busca uma vaga já encontra a empresa ali, pode fazer a entrevista no momento e, em alguns casos, até iniciar no trabalho rapidamente. Isso dá mais agilidade ao processo e fortalece a credibilidade tanto junto à população quanto às empresas participantes", explicou.

O formato do feirão é uma estratégia pensada pela atual gestão da Funsat, segundo explicou o diretor-presidente João Henrique

Ainda de acordo com o gestor, as ações da Funsat também têm foco contínuo na qualificação profissional. No primeiro semestre de 2025, a fundação formou 60 turmas em parceria com entidades como Sesi e Senai. "A demanda por qualificação existe em Campo Grande, e estamos conseguindo atender", finalizou.

Além da entrega de certificados, a programação desta quinta também incluiu a assinatura de convênios com a Aliança Empreendedora e com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O objetivo é fortalecer a oferta de cursos de capacitação, consultorias e acesso a políticas públicas para empreendedores e trabalhadores. "Nossa missão é construir pontes, firmar parcerias e somar esforços para gerar resultados concretos e positivos para a população campo-grandense", afirmou a prefeita Adriane Lopes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop