BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
ECONOMIA

Câmara mantém compromisso de votar ampliação da isenção do Imposto de Renda

Hugo Motta garante que projeto relatado por Arthur Lira será apreciado pelo plenário, mas ainda não há data definida

8 setembro 2025 - 14h10Victor Ohana
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados - (Foto: Lula Marques/EBC)
ENERGISA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (8) que a Casa tem como compromisso votar o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda. O comunicado foi feito em publicação no X (antigo Twitter).

Canal WhatsApp

Na postagem, Motta destacou que já conversou com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e reforçou que a matéria será apreciada pelo Legislativo.

"Conversei agora com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e informei que o compromisso da Câmara é votar a matéria que amplia a isenção do Imposto de Renda via PL 1087/2025, de relatoria do deputado Arthur Lira (PP-AL)", escreveu.

Segundo ele, há consenso entre os parlamentares de que o tema é prioritário. "Há um entendimento da Casa que é uma prioridade para o Brasil e os brasileiros", acrescentou.

O texto relatado por Arthur Lira já foi aprovado em comissão especial no primeiro semestre. No entanto, desde o retorno do recesso parlamentar, o presidente da Câmara apenas pautou o requerimento de urgência — aprovado em 21 de agosto —, sem definir ainda uma data para análise do mérito.

De acordo com o parecer, a proposta prevê isenção total do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês e redução parcial para rendimentos mensais de até R$ 7.350.

A indefinição sobre a votação fez crescer a expectativa de que o governo federal edite uma Medida Provisória para garantir o benefício, conforme noticiado pelo jornal Valor Econômico.

Apesar dessa possibilidade, a sinalização de Motta busca reafirmar que a ampliação da faixa de isenção será feita via projeto de lei, com aval do Congresso Nacional.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas