
As cidades de Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte já vivem o clima de Carnaval, com foliões atrás de blocos de rua, escolas de samba, festas e trios elétricos. Em meio à movimentação intensa, o Ministério do Turismo orienta turistas a redobrarem a atenção na contratação de serviços.
Para evitar golpes ou contratações irregulares, o governo federal disponibiliza o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Pelo sistema oficial, é possível verificar se uma empresa ou profissional da área de turismo atua de forma legalizada no Brasil. O Cadastur reúne e identifica prestadores aptos ao exercício de suas atividades e reconhecidos pelo Ministério do Turismo (MTur).
O registro é obrigatório para empresas e profissionais de atividades relacionadas ao setor, como:
- Guias de turismo
- Agências de viagens
- Meios de hospedagem
- Organizadoras de eventos
- Centros de convenções
- Casas de espetáculos
- Transportadoras turísticas
- Parques temáticos
- Acampamentos turísticos
Atualmente, o Brasil conta com mais de 190,6 mil prestadores cadastrados e em situação regular no sistema.
A consulta é gratuita e pode ser feita pelo site oficial do Cadastur. Ao acessar a plataforma, o usuário deve clicar em “Sou Turista – Consultar Prestadores”.
A pesquisa pode ser realizada pelo CNPJ, nome fantasia da empresa ou pelo CPF, no caso de guias de turismo. Também é possível filtrar por localidade e tipo de atividade.
Se o prestador não for localizado na consulta, há indícios de que o serviço não esteja regularizado.

