
As principais bolsas europeias abriram em alta nesta segunda-feira (3), impulsionadas por anúncios corporativos de peso. Os destaques do dia são a montadora francesa Renault e a gigante britânica de energia BP, que movimentam os setores automotivo e petrolífero no continente.
Por volta das 6h40 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava avanço de 0,43%, aos 574,37 pontos. Entre os segmentos, o setor automotivo e de autopeças liderava os ganhos, com alta de 1,9%, seguido pelo de petróleo e gás, que subia 0,80%.
Em Paris, as ações da Renault disparavam 3,2% após o anúncio de um acordo com o grupo chinês Geely, que passará a deter 26,4% das operações da montadora no Brasil. Já em Londres, a BP subia 0,4% após informar a venda de participações em ativos midstream nos Estados Unidos para a Sixth Street, por US$ 1,5 bilhão.
Durante a semana, o mercado também deve reagir à divulgação de balanços trimestrais de empresas como BP, Telefónica, Telecom Italia, Commerzbank e ArcelorMittal. Além disso, o Banco da Inglaterra (BoE) definirá sua taxa básica de juros na quinta-feira (6).
No cenário macroeconômico, uma revisão dos PMIs industriais confirmou que, em outubro, a atividade manufatureira ficou estagnada na zona do euro e teve leve retração no Reino Unido.
Às 6h56 (de Brasília), as principais praças europeias mantinham desempenho positivo:
- Londres avançava 0,06%
- Paris subia 0,11%
- Frankfurt ganhava 0,86%
- Milão e Madri registravam altas de 0,51% e 0,33%, respectivamente
- Lisboa seguia praticamente estável

