
Na reunião da Força-Tarefa de Educação em Inteligência Artificial (IA) da Casa Branca, realizada nesta quinta-feira (4), grandes empresas de tecnologia anunciaram medidas de apoio aos compromissos do governo americano para expandir a formação em IA no país.

A Microsoft revelou um pacote de iniciativas alinhado ao Desafio Presidencial de IA e à Ordem Executiva de Educação em IA, com foco em levar ferramentas e treinamentos avançados para salas de aula. O presidente e CEO, Satya Nadella, destacou que os esforços buscam capacitar professores e alunos, desenvolver novas habilidades e ampliar oportunidades econômicas.
A Amazon anunciou metas até 2028:
-
Treinar 4 milhões de pessoas em habilidades de IA;
-
Disponibilizar currículos de IA para 10 mil educadores;
-
Destinar até US$ 30 milhões em créditos de nuvem para organizações elegíveis;
-
Apoiar o Desafio Presidencial de IA.
Já a AMD manifestou apoio direto à iniciativa. “Estamos tentando acelerar a liderança em IA nos EUA e certamente achamos que esta administração fez muito por isso. Estamos felizes em fazer parte disso”, afirmou a CEO Lisa Su.
Além da reunião, o presidente Donald Trump promoverá um jantar nesta noite com líderes do setor. Estão entre os convidados Mark Zuckerberg (Meta), Tim Cook (Apple), Bill Gates (Microsoft) e Sam Altman (OpenAI).
