
Saiba Mais
Copa do Mundo já começou e com a estreia da seleção brasileira, pequenos negócios de bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul estão aproveitando o momento para receber os torcedores.

Sócios proprietários do Café Mostarda Bar e Restaurante; Fernando e Marina Barretto, donos do restaurante e açougue Barretto Steak; e Karina Beltrão, proprietária do Café Beltrão foram alguns dos negócios de alimentação localizados na Capital que adotaram estratégias para aproveitar a Copa. Para tanto, além de itens decorativos que fazem alusão à busca do hexa pelo Brasil, foi necessário organizar a equipe e fazer um planejamento.
O Café Mostarda Bar e Restaurante, no bairro Jardim dos Estados que é atendido pelo Sebrae/MS, optou por transmitir os jogos para atrair o público. "Reforçamos a nossa equipe e priorizamos a boa qualidade das bebidas para atender a demanda que temos em dia de jogo. O bar está decorado em clima de Copa do Mundo, a fim de transmitir uma boa energia para o hexa do Brasil. Esse preparo é importante para que as pessoas possam imergir na experiência. Também abrimos o espaço Café Mia, um pub com dois telões extras para aumentar nossa capacidade de atendimento", explica Miguel da Cunha, sócio do local.
Funcionários da Barreto Steak oferecem o cardápio especial para a comemoração aos clientes que frequentam o local
Outra ação para atrair clientes é fornecer um produto diferente. Marina Barretto, proprietária do restaurante e açougue Barretto Steak, também localizado no Jardim dos Estados, criou um cardápio exclusivo para a Copa. Voltado para a tradicional "comida de boteco", algumas das porções disponibilizadas são batata e mandioca frita, frango à passarinho e pastéis. Além disso, fez promoção de bebidas alcoólicas e pensou em ações para os torcedores que preferem acompanhar a seleção em casa.
"A Copa do Mundo é um dos eventos que contribui para a movimentação do mercado de carnes. O sul-mato-grossense adora reunir os amigos e a família e assar 'aquele' churrasco. Somos açougue e restaurante e nos preparamos pelos dois lados, criamos promoções de chope e caipirinha, além de um cardápio exclusivo com porções variadas e com um custo bastante atrativo. Para o açougue, montamos o kit 'Churrasco Campeão', que iremos oferecer até a final da Copa do Mundo", comenta a empresária.
Com as ações, ela revela que o retorno dos clientes já vem superando as expectativas. "No salão principal transmitimos ao vivo o jogo do Brasil em um telão para a comodidade dos clientes e temos televisões no mezanino e açougue, com isso, conseguimos atender em média 120 pessoas. Temos uma vaca que fica na calçada em frente ao restaurante que é a nossa mascote, criamos um uniforme da seleção para ela e foi um sucesso. O resultado foi além do que estávamos esperando, o Barretto Steak completa um ano no final desse mês e tivemos muita procura nas reservas e kits Churrasco", complementa Marina.
Café Beltrão oferece combos especiais para o período de comemorações, com pacotes recheados de especialidades mineiras
No restaurante Café Beltrão, no bairro Monte Carlo, a proprietária Karina Beltrão criou três combos especiais, com pães de queijo mineiros, suco natural e aperitivos para os clientes que optaram por acompanhar o torneio em casa. O diferencial é que o negócio também tem propostas para atender empresas. Com as ações focadas na Copa do Mundo, a empreendedora espera um aumento no faturamento de aproximadamente 30%.
"Identificamos as empresas que vão disponibilizar um ambiente de Copa do Mundo para os colaboradores assistirem os jogos, e para esse público temos um Coffee Break mais descontraído e com a raiz mineira, nossa marca. Também criamos kits para cinco pessoas compartilharem um lanche rápido e com a cara do jogo. Levar o Café Beltrão para outros espaços onde a proposta é mais animada, certamente agrada quem quer ter uma experiência gastronômica afetiva e não deixar de lado a alegria de torcer pelo Brasil", afirma Karina.
Dicas - Assim como os empresários fizeram, demais negócios podem adotar estratégias para aproveitar o momento, mesmo que não sejam do setor de alimentação. "Utilizar as vitrines de forma atrativa é uma maneira de convidar os clientes para conhecerem os produtos expostos. Então, mesmo que a sua empresa não trabalhe com um produto específico voltado para a Copa, você pode apostar na decoração para deixar o espaço com o clima da competição, isso também faz a diferença para chamar a atenção de novos clientes", destaca o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira.
