
Após sobrecarga de energia elétrica, cerca de 11 bairros de Campo Grande ficaram sem luz nesta terça-feira (26). Com aumento das temperaturas em todo o País, Mato Grosso do Sul registrou aumento na demanda por energia eletrica, batendo recorde de consumo na última quinta-feira (21).

Este aumento na demanda sobrecarregou os sistemas dos bairros Rita Vieira, Pioneiros, Monte Castelo, Vilas Boas, Jardim Los Angeles, Universitário, Jardim Parati, Jardim Centenário, Santo Amaro, Jardim TV Morena e Carandá Bosque. As cidades de Dourados e Itaporã também sofreram com apagões devido a sobrecarga.
Na noite desta última segunda-feira (25) a Energisa, concessionária de energia elétrica que atende o estado, registrou 1.395 MW, aumento de 11% do uso de energia elétrica o que superou os números registrados na semana passada. Esse aumento se deu devido a demanda por energia elétrica graças às altas temperaturas no estado, que chegaram à 42°C nos últimos dias.
Com o calor extremo, os moradores dos bairros precisaram lidar com a falta de energia e enfrentar o calor persistente.
Alguns trabalhadores também sofreram com a falta de luz em seus locais de trabalho, como é o caso da Yasmin Zimmermann, 23, estagiária de uma agência de publicidade. Yasmin conta que por volta das 15h da tarde de ontem, os funcionários foram impedidos de realizar suas demandas devido a queda de luz.
Saiba Mais
- MUITO QUENTE
Calor extremo faz 13 cidades de MS registrarem médias acima dos 40° C
- USO DA ÁGUA
Sanesul faz alerta sobre o uso consciente de água durante temporada de calor
- ECONOMIA
Calor extremo: consumo de energia deve ter maior crescimento dos últimos meses
- CLIMA
Domingo tem previsão de 43°C e calor não dá trégua em MS
Rodolfo Acialdi Pinheiro, gerente de Planejamento de Orçamento da Energisa, explica que a empresa já tem tem feito um monitoramento da rede elétrica estudando os efeitos do clima e em especial do fenômeno El Niño, que é o principal causador da elevação da temperatur ano país, visto que a onda de calor impacta na rede que opera com alto consumo. "Os investimentos da troca de transformadores já foram feitos e os equipamentos estão sendo substituidos para atender as demandas de consumo nesse período e que a concessionaria conta com o apoio dos clientes para utilizar corretamente a energia e evitar sobrecarga e possíveis interrupções de energia", disse.
Os consumidores devem ficar atentos às variações de temperatura que podem contribuir para o aumento da conta de energia e sobrecarga na rede de distribuição. A Energisa fornece algumas dicas para reduzir os danos do gasto de energia:
Ar-condicionado
Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
Mantenha os filtros limpos.
Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
Se possível, priorize a posição de 23ºC.
Ventilador
Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.
Geladeira
Evite deixar a porta aberta.
Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.
Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
Não forre as prateleiras.
Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
Em casos de queda de energia ou sobrecarga, a solicitação de falta de energia deve pelos canais de comunicação da concessionária. A atualização de carga pode ser feita pelos mesmos meios.
