
Nesta quarta e quinta-feira (23 e 24 de outubro), em Inocência, em Mato Grosso do Sul, a Arauco, uma grande empresa do setor de celulose e bioenergia, deu um passo importante ao apresentar um diagnóstico socioambiental. Esse estudo vai orientar a criação de um plano estratégico que ajudará a cidade a crescer de forma organizada e sustentável com a chegada da nova fábrica de celulose, o Projeto Sucuriú.

O projeto da Arauco é muito aguardado na região, pois a fábrica, que já está em fase de terraplanagem, promete trazer muitas mudanças, especialmente na economia local. No entanto, a empresa sabe que o crescimento econômico não deve acontecer sem pensar no bem-estar das pessoas e no meio ambiente. Por isso, elaborou um plano para garantir que as mudanças sejam positivas para toda a comunidade.
Saiba Mais
- CASA DE LEIS
Mara Caseiro solicita instalação de Unidade de Atendimento da Energisa em Inocência
- QUALIFICAÇÃO
Inocência terá novo Centro Sesi Senai para qualificar trabalhadores
- ELEIÇÕES 2024
Toninho da Cofapi é reeleito prefeito de Inocência com ampla vantagem
- ELEIÇÕES 2024
Paulo Henrique Medeiros defende renovação e transformação em Inocência nas eleições
Estudo aponta caminhos para o desenvolvimento da cidade - O diagnóstico apresentado pela Arauco foi dividido em nove áreas principais: Economia (Trabalho e Renda), Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Transporte, Saneamento, Habitação e Ordenamento Territorial e Conservação Ambiental. O objetivo desse estudo é entender as necessidades da cidade e apontar quais áreas precisam de mais atenção, para que o crescimento ocorra de forma equilibrada.
Durante o evento de apresentação, Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, explicou que o estudo foi feito para garantir que o crescimento econômico venha acompanhado de melhorias para toda a população. “O crescimento econômico precisa estar alinhado ao desenvolvimento social, uma preocupação que reflete nossos valores”, disse ele.
Encontro em Inocência (MS) reuniu representantes da Arauco, autoridades locais e instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para debater as ações que serão tomadas para o desenvolvimento sustentável da cidade
Estavam presentes no evento representantes do poder público de Inocência, Paranaíba e Três Lagoas, além de instituições como Senac, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Fiems, Sesi, Sebrae/MS, Polícia Militar, Delegacia da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Prefeito destaca a importância do planejamento - O prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia, falou sobre a importância desse planejamento para o futuro da cidade. Segundo ele, o estudo apresentado pela Arauco ajudará a direcionar as decisões sobre o que será melhor para a população. “Essas definições serão fundamentais para nos ajudar a direcionar, em conjunto, o que será melhor para nossa população”, afirmou o prefeito.
Um dos próximos passos será a criação de um Comitê Gestor, formado por representantes da sociedade e do poder público. Esse comitê terá a responsabilidade de acompanhar e direcionar as ações que serão tomadas com base no plano. A ideia é garantir que a cidade cresça de forma organizada, e que as necessidades dos moradores sejam atendidas.
Oportunidades e desafios para Inocência - A instalação da nova fábrica de celulose trará muitas oportunidades para a cidade de Inocência, como a criação de empregos e o aumento da arrecadação de impostos, que poderá ser investida em melhorias para a população. Porém, o diagnóstico da Arauco mostrou que o crescimento também trará novos desafios, como a necessidade de ampliar serviços como saúde, educação e transporte.
Representantes da Arauco apresentam diagnóstico socioambiental para autoridades e instituições locais em Inocência (MS), discutindo os impactos e as ações previstas com a instalação da nova fábrica de celulose.
O estudo também destacou a importância de garantir a preservação ambiental. A Arauco, conhecida por sua atuação responsável no setor, colocou a Conservação Ambiental como um dos eixos principais do plano. Isso significa que, além de gerar empregos e estimular a economia local, a empresa está comprometida em garantir que o crescimento não cause danos ao meio ambiente.
O que vem pela frente - Com o diagnóstico em mãos, a próxima etapa é a criação oficial do Comitê Gestor, que irá consolidar as ideias discutidas e transformá-las em ações concretas. A Arauco se comprometeu a seguir um cronograma de reuniões com a comunidade e o poder público, para garantir que o plano seja bem implementado.
O futuro de Inocência promete ser de grandes mudanças, mas o sucesso dessa transformação depende de como a cidade vai se preparar para essas novas oportunidades e desafios. Para os moradores, a chegada da fábrica representa não só a chance de um crescimento econômico, mas também a necessidade de garantir que esse desenvolvimento aconteça de forma organizada e sustentável.
