
O preço dos aluguéis residenciais no Brasil registrou alta de 0,28% em agosto, após avanço de 0,06% em julho. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice mostra elevação de 4,08%, abaixo dos 5,79% registrados no período anterior.
De acordo com o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, a redução no ritmo da alta tem duas explicações principais.
“Em agosto do ano passado partimos de uma base elevada, com 1,93% de alta mensal, contra os 0,28% deste ano. Além disso, a política monetária restritiva tem gerado os efeitos esperados, reduzindo o crédito e impactando os preços, inclusive dos aluguéis, que são sensíveis às taxas de juros”, afirmou.
O IVAR acompanha mensalmente os valores efetivamente negociados em contratos de locação, firmados por meio de administradoras de imóveis. O indicador foi criado para substituir a coleta baseada apenas em anúncios de imóveis.
Desempenho nas capitais
O levantamento da FGV acompanha os resultados de quatro capitais:
-
São Paulo: alta de 0,06% em agosto (0,09% em julho);
-
Rio de Janeiro: alta de 0,27% (após queda de 0,01% em julho);
-
Belo Horizonte: aumento de 0,40% (reversão de queda de 0,03%);
-
Porto Alegre: alta de 0,59% (0,11% em julho).
No acumulado em 12 meses, os maiores reajustes foram registrados em Belo Horizonte (7,93%), seguido por Porto Alegre (4,56%), Rio de Janeiro (3,82%) e São Paulo (1,82%).
