BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
COMÉRCIO EXTERIOR

Alckmin nega relação entre decisão da Suprema Corte e aumento de impostos de importação

Vice-presidente afirma que política tarifária é regulatória e defende livre comércio e acordos multilaterais

15 setembro 2025 - 20h45Francisco Carlos de Assis
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. - (Foto: Cadu Gomes/VPR)
ENERGISA

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira que não vê relação entre decisões da Suprema Corte americana e a política de impostos de importação do Brasil.

Canal WhatsApp

"Imposto de importação é política regulatória. Imaginem que a Suprema Corte americana abre processo contra o ex-presidente, e nós brasileiros aumentamos o imposto. Isso não tem justificativa", disse Alckmin durante a 25ª Edição do Prêmio Valor 1000, em São Paulo.

O vice-presidente destacou que o Tribunal Comercial americano decidiu, por sete votos a quatro, pela ilegalidade dos aumentos tarifários e que o governo brasileiro pretende recorrer. Ele ainda ressaltou o compromisso do Brasil com o livre comércio e o multilateralismo, citando acordos recentes como Mercosul-Cingapura e o futuro Mercosul-EFTA, que será assinado no Rio de Janeiro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop