
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, revelou nesta quinta-feira, 24, que teve uma conversa de 50 minutos no último sábado com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. Durante o encontro, discutiu-se a tarifa de 50% que os EUA pretendem impor a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, com Alckmin destacando que o Brasil busca reverter essa medida.

Em coletiva à imprensa, Alckmin reforçou que a postura brasileira nas negociações é focada em aspectos econômicos, sem influências políticas ou ideológicas. "Não há razão econômica para a tarifa proibitiva. Se essa tarifa for aplicada, será um perde-perde, com aumento da inflação nos EUA e redução nas exportações brasileiras", afirmou, reiterando que o presidente Lula orienta que as negociações sejam feitas de forma institucional e reservada.
O vice-presidente também fez questão de afirmar que as conversas entre Brasil e Estados Unidos estão ocorrendo de forma formal, sem interferência política, através de "canais institucionais".
