1º Encontro Regional MIDIACOM MS
ECONOMIA

Acesso ao crédito em Campo Grande cresce, mas consumo diminui

Pesquisa mostra aumento nas perspectivas profissionais e estabilidade no acesso ao crédito, mas ainda há preocupação com a renda e o consumo

24 julho 2025 - 15h50Carlos Guilherme
A pesquisa aponta que, em comparação com o ano passado, a perspectiva profissional dos moradores do estado está em crescimento
A pesquisa aponta que, em comparação com o ano passado, a perspectiva profissional dos moradores do estado está em crescimento - (Foto: Arquivo)

O cenário econômico de Campo Grande está apresentando sinais de otimismo. Pesquisa divulgada hoje (24) pela Fecomércio sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) revela que, embora os consumidores enfrentem desafios, há uma visão mais positiva sobre a situação profissional nos próximos meses, além de uma estabilidade no acesso ao crédito.

Canal WhatsApp

A pesquisa aponta que, em comparação com o ano passado, a perspectiva profissional dos moradores do estado está em crescimento. No geral, 60% dos entrevistados acreditam que terão melhorias no cenário profissional nos próximos seis meses, um aumento de 6,6% em relação ao mês anterior.

Esse otimismo reflete uma possível recuperação do mercado de trabalho, que ainda enfrenta altas taxas de insegurança, mas também apresenta sinais de estabilidade para quem busca novas oportunidades ou melhorias no emprego atual.

Apesar do otimismo nas perspectivas profissionais, a avaliação sobre a renda familiar segue sendo um ponto de preocupação. De acordo com os dados, 30% das famílias consideram sua situação financeira pior do que no mesmo período do ano passado, o que é refletido em uma queda no nível de consumo das famílias.

Para 31,7% dos entrevistados, a situação de compras permanece estável, mas muitos ainda estão comprando menos, o que demonstra um cenário de contenção de gastos e de ajustes no orçamento familiar.

O acesso ao crédito, por outro lado, apresenta um cenário de leve melhoria. A pesquisa mostrou que 87,5% dos entrevistados consideram o crédito mais acessível em comparação com o ano passado, o que pode indicar uma recuperação do mercado financeiro local.

Contudo, o aumento das dívidas e da inadimplência continua sendo uma preocupação para os consumidores que buscam empréstimos para manter suas finanças em dia.

O comportamento de consumo segue o ritmo das dificuldades econômicas, com muitas famílias ajustando seus hábitos para tentar manter suas finanças equilibradas. Apenas 16,3% dos entrevistados afirmaram estar comprando mais do que no ano passado. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop