BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CINEMA BRASILEIRO

Walter Salles apresenta 'O Agente Secreto' em Los Angeles em campanha para o Oscar 2026

Filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, já venceu em Cannes e é apontado como forte candidato em quatro categorias

12 setembro 2025 - 15h55Daniel Vila Nova
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, é cotado como candidato ao Oscar 2026
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, é cotado como candidato ao Oscar 2026 - Foto: Matt Sayles/The Academy
ENERGISA

O cinema brasileiro terá destaque em Los Angeles no próximo mês. O cineasta Walter Salles apresentará, no dia 19 de outubro, uma sessão especial do filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, no Museu da Academia do Oscar. A informação foi divulgada pela revista norte-americana Variety.

Canal WhatsApp

A exibição marca a abertura da 17ª edição do BRAVO Film Festival, mostra dedicada à divulgação do audiovisual brasileiro nos Estados Unidos. Além de Salles, o evento contará com a presença de Kleber Mendonça Filho e da produtora Emilie Lesclaux. A sessão integra a campanha oficial do longa para disputar uma vaga no Oscar 2026.

Trama e elenco

Ambientada durante a ditadura militar brasileira, a trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que retorna a Recife em busca de tranquilidade após fugir de um passado enigmático. Porém, ele logo descobre que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

Reconhecimento internacional

O longa já conquistou dois prêmios no Festival de Cannes: Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho. O filme também teve seus direitos de distribuição nos Estados Unidos adquiridos pela produtora NEON, responsável por Anora, vencedor de cinco Oscars em 2024.

Na imprensa internacional, O Agente Secreto tem sido apontado como forte candidato a quatro estatuetas: Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.

Disputa pela indicação brasileira

O filme integra a lista de seis produções brasileiras pré-selecionadas para representar o país na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional. No ano passado, a estatueta foi conquistada pelo Brasil com Ainda Estou Aqui, dirigido justamente por Walter Salles, que agora reforça a campanha do colega e compatriota.

A presença de O Agente Secreto em Los Angeles é considerada estratégica para consolidar sua visibilidade junto aos votantes da Academia.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop