senai
+ CULTURA

VÍDEO: Museu da Imagem e do Som apresenta cineclube temático com exibição de "Sertânia"

Filme dirigido por Geraldo Sarno é destaque na programação do MIS em parceria com o coletivo de cinema "A Boca Filmes"

12 junho 2023 - 16h20Da Redação
O cineclube temático Era uma vez o faroeste apresentará seis sessões com diversos filmes do gênero. Destaque para a exibição do filme Sertânia no dia 14 de junho, quarta-feira
O cineclube temático "Era uma vez o faroeste" apresentará seis sessões com diversos filmes do gênero. Destaque para a exibição do filme "Sertânia" no dia 14 de junho, quarta-feira - (Foto: DIvulgação)

O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o coletivo de cinema "A Boca Filmes", traz uma proposta cinematográfica especial. O cineclube temático "Era uma vez o faroeste" apresentará seis sessões com diversos filmes do gênero. Destaque para a exibição do filme "Sertânia" nesta quarta-feira (14)

Canal WhatsApp

"Sertânia", dirigido, escrito e montado por Geraldo Sarno, fez sua estreia nos festivais cinematográficos em 2020, sendo exibido no Festival de Havana, Mostra de Cinema de Tiradentes e Festival Ecrã. Recebendo elogios da crítica especializada, o filme se tornou um dos mais comentados do Brasil em 2020.

A obra retrata os delírios de Antão (Vertin Moura), um jagunço integrante do bando de Jesuíno (Julio Adrião). Com elementos de metalinguagem e uma montagem não-linear, o filme aborda as carências emocionais de Jesuíno e a projeção da figura paterna, o conflito interno relacionado aos assassinatos provocados por Antão e a realidade da fome no Nordeste.

Geraldo Sarno, diretor de 83 anos, é conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro, especialmente o nordestino, as religiões e a cultura popular. Em 2008, recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília pelo filme "Tudo Isto me Parece um Sonho", que retrata a história do general pernambucano Ignácio Abreu e Lima. Ao longo de sua carreira, Sarno dirigiu mais de 15 filmes, entre documentários e ficções.

A Boca Filmes é um coletivo formado por ex-estudantes do curso de graduação em Audiovisual da UFMS. Desde sua criação em 2022, o coletivo tem promovido diversos eventos culturais em Campo Grande, incluindo ciclos de cineclubes temáticos e projetos de ensino. Essa parceria com o MIS marca a segunda colaboração entre as duas entidades.

Serviço:

Filme: Sertânia (BRA/2020/Drama/14 anos/97 minutos)

Data: 14 de junho de 2023, às 19h - Gratuito

Local: Museu da Imagem e do Som de MS

Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar

Informações: 3316-9139

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop