Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
21 de janeiro de 2026 - 08h16
SEGOV IPVA
CULTURA REGIONAL

Teia Estadual reúne Pontos de Cultura em Corumbá nos dias 30 e 31

Fórum em Corumbá discute Cultura Viva, Política Aldir Blanc e fortalecimento da rede de 98 Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul

21 janeiro 2026 - 07h00Maria Edite Vendas
O tema é Pontos de Cultura pela justiça climática, que orienta as discussões do evento. Trata-se de uma etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6ª Teia Nacional
O tema é "Pontos de Cultura pela justiça climática", que orienta as discussões do evento. Trata-se de uma etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6ª Teia Nacional - (Foto: Ricardo Gomes/Setesc)

A Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Política Nacional Aldir Blanc, o Programa Cultura Viva, o Sistema Nacional de Cultura e o Ministério da Cultura, realiza nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, em Corumbá, o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura – Teia Estadual de Mato Grosso do Sul.

Canal WhatsApp

O encontro acontece na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e será um espaço de articulação, formação e celebração da diversidade cultural sul-mato-grossense, reunindo Pontos e Pontões de Cultura de todo o estado. O evento integra a agenda nacional do Programa Cultura Viva e segue diretrizes de democratização do acesso, valorização das culturas populares e participação social na formulação de políticas públicas.

A Teia Estadual de Cultura Viva pretende:

  • fortalecer a rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura;
  • estimular a articulação entre iniciativas regionais e municipais;
  • fomentar a gestão compartilhada das políticas públicas de cultura;
  • consolidar a Política Estadual de Cultura Viva;
  • discutir avanços e desafios da Política Nacional de Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O encontro também busca alinhar experiências locais às políticas nacionais, ampliando a participação dos coletivos culturais na tomada de decisões e na construção de estratégias para financiamento, sustentabilidade e continuidade das ações em seus territórios.

A programação está organizada em três eixos temáticos centrais:

Eixo 1 – Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos (Formação, Circulação e Memória): discussão sobre metas, prioridades e estratégias de longo prazo, com foco em formação cultural, circulação de projetos e preservação da memória dos territórios.

Eixo 2 – Governança da Política Nacional de Cultura Viva (Comissões e Fóruns): debate sobre instâncias de participação social, comissões, fóruns e formas de garantir que Pontos e Pontões sejam ouvidos na construção e no acompanhamento das políticas públicas.

Eixo 3 – Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística (Economia Solidária e Protocolos Verdes): foco em trabalho cultural, geração de renda, economia solidária e práticas sustentáveis, relacionando cultura e justiça climática.

No primeiro dia, a Teia Estadual terá:

  • mesas e debates temáticos dos três eixos;
  • oficinas artísticas;
  • plenária final para sistematização das propostas e eleição de delegados que representarão Mato Grosso do Sul em espaços nacionais.

No segundo dia, a programação será mais voltada à troca direta entre os participantes, com:

  • rodas de debate;
  • dinâmicas e rodas de conversa;
  • atividades integradas;
  • cortejo cultural, reunindo expressões artísticas de diferentes regiões do estado, com destaque para manifestações ligadas ao Pantanal.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Programa Nacional dos Comitês de Cultura. A correalização é dos próprios Pontos e Pontões de Cultura, reforçando o caráter colaborativo da Teia.

Para a diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e a Teia Estadual de Mato Grosso do Sul representam um momento estratégico para a Cultura Viva no estado.

Segundo ela, o encontro articula participação social, formulação de políticas e valorização dos territórios, com a justiça climática como eixo central. A proposta é conectar cultura, meio ambiente e direitos, especialmente no contexto do Pantanal.

Melly destaca que a programação combina mesas institucionais, grupos de trabalho, plenárias deliberativas, rodas de debate, oficinas práticas, feira criativa, intervenções artísticas e um grande cortejo cultural. Para a gestora, isso permite um diálogo qualificado, construção coletiva de propostas e mais visibilidade às expressões locais.

Realizado em Corumbá, o evento reforça o papel dos 98 Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul como agentes de transformação social, ambiental e cultural, definindo diretrizes para o âmbito estadual e contribuindo para o debate nacional da Política Nacional de Cultura Viva e da PNAB.

Serviço

O que é: Fórum Estadual dos Pontos de Cultura – Teia Estadual de Mato Grosso do Sul
Quando: 30 e 31 de janeiro de 2026
Onde: Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Corumbá (MS)
Realização: Secretaria Estadual de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Cultura Viva, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura
Apoio: Prefeituras de Corumbá e Ladário, UFMS e Programa Nacional dos Comitês de Cultura
Correalização: Pontões e Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop