
Em comemoração ao Dia do Livro no próximo dia 23, o Sesc Cultura, em Campo Grande, a partir de hoje (13) até o dia 17 de abril o circuito "Entre páginas e pixels'', uma programação especial com atividades presenciais e on-line para celebrar importantes datas: o Dia Internacional (02) e Dia Nacional do Livro Infantil (18), Dia Nacional da Biblioteca (09) e Dia Mundial do Livro (23). A proposta é incentivar a leitura, homenagear autores e refletir a atuação das bibliotecas em meio a cultura digital.
Na abertura de hoje às 19h, na Sala de Cinema do Sesc Cultura, haverá exibição do documentário "Entre Parágrafos e Terra Vermelha, a Leitura no Mato Grosso do Sul", seguida de um bate-papo com as produtoras do doc. Hemilly Silva e Aline Silva Vieira. A dupla criou em 2014 o projeto no Instagram Pastel Escritor, como uma forma de compartilhar as ideias sobre o mundo literário e Geek.

O curta aborda diversos temas e gêneros literários, como fantasia, romance e realismo fantástico, além de poesia e contos de autores sul-mato-grossenses. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc edital municipal de Dourados em novembro de 2020.
No dia 14, às 19h, haverá bate-papo virtual "Entre páginas e pixels", os desafios de se formar um leitor, com a professora da UFGD - pós-doutora em Letras Célia Regina Delácio Fernandes, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a doutoranda em Estudos de Linguagem, Gestora de Atividades Culturais Melly Sena, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O bate papo poderá ser acompanhado pela página do Sesc Cultura no Facebook.
No encerramento, dia 17, às 14h, haverá uma homenagem à literatura por meio da dança em uma oficina infantil online, ministrada pela professora Cássia Mazzei, inspirada no clássico Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes, abordando a história com uma atividade que tem por objetivo incentivar a expressão e direcionar a criança a experimentar e criar movimentações dentro dessa temática.
Também haverá às 15h pelo Google Meet, encontro virtual do Clube Sesc de Leitura, que vai discutir o clássico "A insustentável leveza do ser", de Milan Kundera. Publicado em 1984, tornou-se um dos romances mais importantes da literatura mundial, onde a ficção e a filosofia se entrelaçam por meio da história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Como limite, encontram um tempo histórico politicamente opressivo e o caráter enigmático da existência humana.
