As associações Nipo e Okinawa e o Norte Sul Plaza Shopping recebe uma série de eventos em comemoração à Semana da Cultura Japonesa até o dia 18 de junho, na Praça de Eventos, em frente à Etna serão realizadas exposições, apresentações culturais, karaokê com músicas japonesas e oficinas de ikebana e origami.

A ação irá reunir os principais representantes dos japoneses e seus descendentes em Mato Grosso do Sul.
No dia 13, feriado de Santo Antônio, foi realizado o concurso de Miss Nikkei, que escolheu a representante do Estado, no concurso em nível nacional que será realizado em São Paulo no final deste mês.
A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, através de um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes.
A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru20 , contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.
Atualmente, estima-se que haja cerca mais de um milhão de nipo-brasileiros, cuja imensa maioria reside no estado de São Paulo (capital e municípios como Mogi das Cruzes, Osvaldo Cruz ou Bastos), no norte do Paraná (municípios como Maringá, Assaí ou Londrina)
Umuarama e Mato Grosso do Sul (principalmente Campo Grande, Dourados e seus entornos). Há também pequenas coletividades no Pará e no Amazonas, atraídos inicialmente pelo cultivo da pimenta do reino.
Os descendentes de japoneses chamam-se nikkei, sendo os filhos nissei, os netos sansei, os bisnetos yonsei e assim por diante. Os nipo-brasileiros que foram ao Japão trabalhar a partir do fim dos anos 80 são denominados dekassegui.
Serviço
A Semana da Cultura Japonesa será realizada no Norte Sul Plaza vai até o dia 18, na Praça de Eventos, com entrada gratuita. O Norte Sul Plaza fica na Avenida Ernesto Geisel, 2.300. Jockey Clube. Mais informações pelo telefone 3044-3900 ou pelo site www.nortesulplaza.com.br e redes sociais.
