BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
TEATRO

Rompendo Silêncios: espetáculo da Ginga Cia de Dança aborda violência de gênero com entrada gratuita

A Ginga Cia de Dança estreia "Rompendo Silêncios" em Campo Grande, unindo arte e ativismo contra a violência de gênero

27 agosto 2024 - 16h05Iury de Oliveira
Rompendo Silêncios: Ginga Cia de Dança leva arte e ativismo ao palco em novo espetáculo sobre violência de gênero
Rompendo Silêncios: Ginga Cia de Dança leva arte e ativismo ao palco em novo espetáculo sobre violência de gênero - (Foto: Divulgação)
ENERGISA

A Ginga Cia de Dança estreia, na próxima segunda-feira, 2 de setembro, o espetáculo “Rompendo Silêncios” no Teatro Glauce Rocha, às 20h, com entrada gratuita. A apresentação é uma continuidade do trabalho iniciado pela companhia em 2022, que utiliza a dança como ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher. O espetáculo também terá uma segunda apresentação no dia 4 de setembro, no mesmo horário e local.

Canal WhatsApp

“Rompendo Silêncios” é uma evolução do espetáculo “Silêncio Branco”, apresentado em 2022, que marcou o início da jornada da companhia no combate à violência de gênero. O primeiro trabalho, assinado pelo coreógrafo e diretor da Ginga, Chico Neller, trouxe uma coreografia intensa e direta, expondo a brutalidade do tema. Agora, a nova obra traz uma recriação coreográfica e dramatúrgica mais fluida e reflexiva, sob a direção da renomada coreógrafa Vanessa Macedo, especialmente convidada para essa intervenção artística.

Uma nova perspectiva sobre a violência de gênero - Chico Neller, em seu papel de diretor, reconhece a necessidade de dar continuidade ao debate iniciado com “Silêncio Branco”. “As pesquisas para o primeiro trabalho mexeram imensamente comigo e com os bailarinos. A complexidade do tema exigiu a existência de um novo espetáculo”, afirmou Neller. Ele destaca que “Rompendo Silêncios” é mais que uma performance artística; é um manifesto que une arte e ativismo. “Convidamos a Vanessa Macedo que trouxe seu brilhantismo profissional, exigindo o máximo do nosso elenco, além claro de, por ser mulher, conseguir tocar o tema com uma visão em primeira pessoa e o trabalho está singular, e é uma obra aberta com muitos questionamentos”, completou.

O espetáculo O espetáculo “Rompendo Silêncios” tem entrada gratuita

Para Vanessa Macedo, que há muito tempo dedica suas pesquisas às representações do feminino, o convite para recriar “Silêncio Branco” foi um desafio instigante. “Este é um tema que faz parte dos meus objetos de estudo, as representações do feminino, a figura da mulher. Isso tudo faz parte do meu trabalho como pesquisadora e como artista há bastante tempo e agora fui provocada a colocar tudo isso em cena, no palco”, explicou.

Na recriação, Macedo buscou ampliar o debate além das fronteiras de gênero, questionando a rigidez dos papéis sociais. “Como é que podemos criar outras ideias que não necessariamente coloquem as pessoas em um só lugar, num só pólo, numa só relação de papéis? Esse é um dos questionamentos que quero deixar”, refletiu a coreógrafa.

Apoio cultural e inclusão social - O espetáculo “Rompendo Silêncios” tem entrada gratuita, uma conquista possível graças ao apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) de Mato Grosso do Sul e à colaboração de diversas entidades culturais, como o Sesc/MS, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) e o Mais Cultura – UFMS. Este apoio coletivo destaca a importância da arte como ferramenta de resistência e conscientização social.

Além da preparação intensa com os bailarinos da companhia, a Ginga Cia de Dança promoveu oficinas abertas de aperfeiçoamento técnico para coreógrafos e bailarinos do Estado, ministradas por grandes profissionais como Irupé Sarmiento e Vanessa Macedo. Essas oficinas ofereceram oportunidades valiosas para a comunidade artística local, fomentando novas possibilidades criativas e aprimorando habilidades técnicas.

Serviço - O espetáculo “Rompendo Silêncios” será apresentado nos dias 2 e 4 de setembro, às 20h, no Teatro Glauce Rocha, localizado no campus da UFMS em Campo Grande/MS. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados e podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla, através do link bit.ly/rompendosilencios.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas