Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
11 de janeiro de 2026 - 22h24
senai
LUTO NA TV

Regina Duarte lamenta morte de Manoel Carlos e relembra parceria em novelas

Atriz destacou aprendizado pessoal e artístico ao interpretar três Helenas do autor

11 janeiro 2026 - 20h00Alisson Lacerda
Regina Duarte homenageou Manoel Carlos, autor que marcou sua carreira com três personagens Helenas.
Regina Duarte homenageou Manoel Carlos, autor que marcou sua carreira com três personagens Helenas. - Foto: Reprodução YouTube/TV Globo

A atriz Regina Duarte usou as redes sociais neste domingo, dia 11, para lamentar a morte do autor Manoel Carlos, ocorrida no sábado, dia 10, aos 92 anos. A relação entre os dois marcou a história da teledramaturgia brasileira, especialmente pela interpretação de três personagens Helenas vividas pela atriz em novelas escritas por Maneco.

Canal WhatsApp

Regina foi protagonista de História de Amor (1995), Por Amor (1998) e Páginas da Vida (2006), todas assinadas por Manoel Carlos, conhecido por retratar conflitos familiares e, sobretudo, o universo feminino em suas obras.

Em sua publicação no Instagram, a atriz destacou a influência do autor em sua trajetória pessoal e profissional. "Manoel Carlos me ensinou muito sobre mim mesma e também sobre a consistência do 'feminino' nas mulheres em geral. Sem o Maneco, a pessoa e a atriz Regina não seriam o que se tornariam depois de viver três Helenas nas novelas. Gratidão. Descansa em paz, meu amado Maneco", escreveu.

Além das novelas, Regina Duarte relembrou o primeiro trabalho ao lado do autor, ainda em 1979, no seriado Malu Mulher. Ela contou que foi escalada para protagonizar um episódio intitulado Até Sangrar, que abordava as dores e desafios enfrentados pelas mulheres em diferentes contextos da vida. Segundo a atriz, aquele trabalho já evidenciava a sensibilidade de Manoel Carlos ao tratar temas femininos.

Outras atrizes que interpretaram Helenas criadas por Manoel Carlos também prestaram homenagens nas redes sociais. Cristiane Torloni, protagonista de Mulheres Apaixonadas (2003), escreveu uma mensagem curta e afetuosa: "Descanse em paz, querido Maneco".

Maitê Proença, que viveu a personagem em Felicidade (1991), destacou o carinho e a admiração pelo autor. "Ah, Maneco adorado. Voe bem leve, voe para a paz. Leve junto nosso imenso amor e admiração", publicou.

Taís Araújo, protagonista de Viver a Vida (2009), ressaltou a importância de Manoel Carlos para sua carreira e para a televisão brasileira. "Obrigada por ter acreditado em mim e por ter me transformado. E, principalmente, obrigada por fazer o Brasil sonhar e ser mais bonito. Seu legado na teledramaturgia jamais será esquecido por todos nós", escreveu.

Manoel Carlos morreu em janeiro de 2026, deixando uma obra marcada por personagens femininas fortes, tramas cotidianas e reflexões sobre relações humanas. Sua contribuição para a televisão brasileira atravessou décadas e segue presente na memória do público e dos artistas que ajudou a revelar.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop