
A influenciadora digital e ex-BBB Rafa Kalimann respondeu com firmeza às críticas recebidas após compartilhar, nas redes sociais, a compra de R$ 10 mil em livros decorativos para o novo lar que está montando ao lado do cantor Nattanzinho, em São Paulo. O casal está à espera da primeira filha, Zuza, e passou o último domingo (27) escolhendo itens de decoração em uma livraria da cidade.

Nos stories publicados no Instagram, Nattanzinho brincou com o valor da compra ao mostrar uma pilha de livros: “São R$ 10 mil de livros. Nunca vi isso aqui na minha vida, minha amiga”, comentou. Rafa respondeu em tom descontraído: “Quem vê, pensa”. Em outro momento, o cantor ainda sugeriu que ela fosse até a seção de promoções da loja: “Tem mais alguns lá embaixo. Pega na seção da promoção”.
Apesar do tom leve do casal, a publicação gerou polêmica entre parte dos seguidores. O motivo? Os livros foram adquiridos com objetivo principalmente decorativo, o que provocou críticas relacionadas ao valor e ao uso das obras.
Influenciadora se posiciona no X
A repercussão negativa levou Rafa Kalimann a se manifestar por meio do X (antigo Twitter).
“Se estivessem lendo algum [livro], não estariam me perturbando até por isso e saberiam que existem livros de catálogos, arte, moda e culinária para decorar”, escreveu Rafa.
Nem eu kkkkkkk se estivessem lendo algum não estariam me perturbando até por isso e saberiam que existem livros de catálogos, arte, moda e culinária PARA DECORAR e eu gasto meu dinheiro do jeitinho que eu estiver afim, principalmente com minha casa!! Auge essa kkkkkkkk https://t.co/nHyU2S73p7
— Rafa Kalimann (@rafakalimann_) July 29, 2025
A influenciadora ainda indicou que possui sugestões de leitura real em seus destaques no Instagram, com obras de diversos autores brasileiros.
E quem quiser dicas de leitura tem muitas nos meus destaques do Instagram e de vários autores Brasileiros ótimos, livros de LEITURA que li e indico. Ai vocês vão se ocupar com algo útil que só faz bem.. agora parem de me encher ou tirar coisas da minha vida de contexto pq eu não…
— Rafa Kalimann (@rafakalimann_) July 29, 2025
Embora muitas das obras escolhidas tenham fins estéticos, Rafa Kalimann afirmou que também incluiu na seleção títulos voltados à leitura. Entre eles, Salvar o fogo, do premiado escritor baiano Itamar Vieira Júnior, e Uma delicada coleção de ausências, da escritora Aline Bei.
