Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
28 de setembro de 2025 - 16h39
tjms
HOMENAGEM MUSICAL

Rádio Nacional presta tributo a Arlindo Cruz no Especial de Domingo

Programa recorda mais de 30 anos de carreira do ícone do samba, com músicas, entrevistas e curiosidades do acervo da EBC

28 setembro 2025 - 15h00
Arlindo Cruz será homenageado pela Rádio Nacional com programa especial sobre sua trajetória no samba
Arlindo Cruz será homenageado pela Rádio Nacional com programa especial sobre sua trajetória no samba - Foto: Marcos Hermes / Divulgação

No mês em que completaria 67 anos, o cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz (1958–2025) será homenageado pela Rádio Nacional no programa Especial de Domingo, que vai ao ar neste domingo (28), às 22h. O tributo relembra os principais momentos da carreira de um dos maiores nomes do samba brasileiro e traz conteúdos raros preservados no acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Canal WhatsApp

A apresentação será de Gláucia Araújo, que conduz os ouvintes por uma jornada afetiva com áudios, músicas e trechos de entrevistas históricas de Arlindo Cruz e seus parceiros musicais. Os materiais foram originalmente exibidos em programas como Sem Censura e Samba na Gamboa, da TV Brasil.

Mais de 30 anos de samba e uma herança musical celebrada

O especial destaca a trajetória de Arlindo desde suas origens nas rodas de samba do bloco Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, até sua consagração como um dos compositores mais respeitados do país. O programa também relembra a marcante passagem pelo grupo Fundo de Quintal, a parceria com Sombrinha e colaborações com ícones como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho.

Com mais de 550 músicas gravadas, Arlindo lançou 23 álbuns — sendo nove com o Fundo de Quintal, cinco com Sombrinha e nove em carreira solo. No repertório do programa estão sucessos eternizados por sua voz ou por outros grandes intérpretes, como:

Chegamos ao Fim

O Meu Lugar

O Show Tem que Continuar

Bagaço da Laranja

Camarão que Dorme a Onda Leva

Só pra Contrariar

Favela/Numa Cidade Muito Longe Daqui

Do Fundo de Nosso Quintal

Do Cacique de Ramos ao Grammy Latino

Natural do Rio de Janeiro, Arlindo Cruz iniciou a carreira no início dos anos 1980 e se destacou rapidamente por seu talento como compositor, cantor e instrumentista, especialmente no cavaquinho. Seu último trabalho artístico foi a canção Pagode 2 Arlindos, gravada em 2017 com o filho, Arlindinho.

Ao longo da carreira, Arlindo foi agraciado com mais de 20 prêmios, incluindo o título de Melhor Cantor de Samba no 26º Prêmio da Música Brasileira. Também foi indicado cinco vezes ao Grammy Latino, sendo quatro na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode e uma na de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Legado eternizado no samba brasileiro

Arlindo Cruz faleceu em 8 de agosto de 2025, aos 66 anos, após enfrentar complicações de saúde desde 2017, quando sofreu um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sua morte foi sentida em todo o país, com manifestações de carinho de artistas, fãs e personalidades da música e da cultura.

O tributo promovido pela Rádio Nacional busca manter vivo o legado de um artista que soube traduzir a alma do samba com poesia, melodia e emoção. Um convite à memória e à celebração de uma das maiores vozes da música popular brasileira.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop