
Seis meses depois de atrair uma multidão para o último dia de Rock in Rio 2024, o cantor canadense Shawn Mendes, de 26 anos, retorna ao Brasil para se apresentar, neste sábado, 28, como a principal atração do segundo dia de Lollapalooza 2025, no Autódromo de Interlagos.

Nascido na cidade de Ontario em 1998, Mendes começou a ganhar fama ao postar vídeos cantando covers na rede social Vine, que fazia muito sucesso entre adolescentes por volta de 2013. Isso atraiu a atenção de gravadoras e, no ano seguinte, aos 15 anos, o cantor lançou sua primeira música, Life of the Party.
Com seu primeiro disco Handwritten (2015), começou a ser comparado com astros como Justin Bieber e Ed Sheeran por sua combinações entre melodias pop e composições honestas, e por atrair muitos adolescentes e jovens adultos para suas apresentações.
O seu segundo álbum, Illuminate, de 2016, atraiu um público mais amplo e ganhou destaque nas rádios pop com alguns de seus principais hits: Mercy, There’s Nothing Holding Me Back e Treat You Better.
Em 2018, ele lançou o autointitulado Shawn Mendes, disco que contém o sucesso Senõrita, uma parceria com a cantora Camila Cabello, que havia deixado o grupo Fifth Harmony. A canção fez grande sucesso e também marcou o anúncio público do namoro entre os artistas.
O relacionamento, que durou até 2021, foi um marco importante na carreira do cantor, já que ele admitiu que muitas de suas músicas foram inspiradas nele, e foi um dos temas do documentário In Wonder, lançado na Netflix para acompanhar o disco Wonder, de 2020. O filme acompanhava Mendes em turnê e falava de sua relação com os fãs e a fama.
O documentário mostra também os bastidores de um momento complicado que viveu justamente no Brasil: em novembro de 2019, em passagem pelo País, ele precisou cancelar o segundo show que faria no Allianz Parque, em São Paulo, por questões de saúde. O anúncio de que a apresentação não aconteceria foi feito minutos antes da abertura dos portões e abalou fãs que aguardavam pelo artista.
Saúde mental e retorno à música
Em 2022, Mendes anunciou que faria uma pausa na carreira e cancelou 12 apresentações já marcadas de uma turnê pela América do Norte. A justificativa era de que o cantor precisava cuidar de sua saúde mental. “Estou em turnê desde os 15 anos e, para ser sincero, sempre foi difícil estar na estrada longe de amigos e familiares”, disse ele, na época.
“Após alguns anos sem fazer turnê, senti que estava pronto para voltar, mas essa decisão foi prematura. Infelizmente, o preço que a estrada cobra e a pressão me atingiram e cheguei a um ponto de ruptura. Depois de falar com minha equipe e profissionais de saúde, preciso tirar um tempo para me curar e cuidar de mim e da minha saúde mental, em primeiro lugar”, completou.
Foram dois até que ele retornasse com o disco Shawn, lançado em novembro de 2024. Pouco antes do lançamento do disco, o cantor voltou a se apresentar em shows menores. O retorno aos palcos com um público expressivo ocorreu no Rock in Rio, onde ele falou sobre as dificuldades enfrentadas com sua saúde mental.
“Achei que tudo estava nos meus ombros e que toda a pressão do mundo estivesse sobre mim, e aquilo foi me destruindo ao longo do tempo. Passei a me aproximar dos meus amigos e família e percebi que não estou sozinho durante nada disso, ninguém está sozinho”, disse.
No Lollapalooza 2025, Mendes deve apresentar uma mescla de seus álbuns de estúdios, sem deixar de performar seus maiores hits. O show está marcado para 21h45 e terá transmissão pelo Multishow.
5 músicas para conhecer Shawn Mendes
- Treat You Better
- Senõrita
- Why Why Why
- Wonder
- In My Blood
