
Após a morte de Preta Gil, no último domingo (20), o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou um levantamento com as dez músicas mais tocadas da cantora no Brasil nos últimos cinco anos. O ranking leva em conta execuções em rádios, festas, casas de diversão e ambientes sonorizados.

A divulgação serve como forma de homenagem à artista, que faleceu aos 50 anos, em Nova York, onde realizava um tratamento experimental contra o câncer no intestino.
Com uma trajetória artística marcada por autenticidade e conexões afetivas e musicais, Preta lançou quatro álbuns de estúdio, dois ao vivo e dois DVDs ao longo da carreira. De acordo com o Ecad, ela assina ou participa de 271 gravações registradas.
O ranking traz canções de várias fases da carreira, entre versões autorais, parcerias e regravações. Parcerias com artistas como Ana Carolina, Gloria Groove, Pabllo Vittar e Naldo Benny aparecem na lista. A presença da família Gil também se destaca, como na faixa “Realce”, regravada com participação de todos os familiares, que aparece em sétimo lugar.
No topo da lista está “Sinais de Fogo”, sucesso ao lado de Ana Carolina, que se consolidou como a música mais executada da carreira de Preta Gil nesse período recente. Veja o ranking:
Ranking das 10 músicas mais tocadas de Preta Gil (Ecad – últimos 5 anos):
- Sinais de Fogo (com Ana Carolina)
- Ver o Mar
- Meu Xodó (com Fran Gil)
- Só o Amor
- Espelhos d'Água
- Decote
- Realce (com a família Gil)
- Medida do Amor
- Meu Corpo Quer Você
- Milla
