
Saiba Mais
Nos dias 14 e 15 de maio é comemorado o dia da Independência do Paraguai, país completa 211 anos, sendo o segundo da América Latina a conseguir se tornar independente.
A explicação para o duplo feriado é que a proclamação de independência do país ocorreu na noite do dia 14 de maio de 1811, estendendo-se até o dia seguinte.
Além disso, no dia 15 de maio é comemorado o Dia das Mães, em homenagem às matriarcas que tiveram um papel importante durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Além de defenderem a pátria durante a invasão, terem ajudado o país a se reconstruir após a guerra contra a Tríplice Aliança, ainda são disseminadoras do idioma original do país, o guaraní.
No dia 15 de maio de 1811 foi declarada a independência do Paraguai, após uma revolução pacífica que durou dois dias (14 e 15 de maio). Liderada pelos militares Pedro Juan Caballero e Fulgencio Yegros, a data é de extrema importância para o Paraguai.
Pedro Juan Caballero (Foto: Reprodução)História-A região conhecida hoje como Paraguai foi descoberta em 1515 por Juan Diaz de Solis, e foi colonizada por espanhóis, que criaram vilas e fundaram a cidade de Assunção, que hoje é uma das principais cidades do país.
Em 1810 a Argentina começou uma guerra pela sua independência, um ano antes do que Paraguai, o país seguiu os passos da Argentina e começou a proclamação pela sua independência no dia 14 de maio.
Durante a Independência do Paraguai não foi derramada nenhuma gota de sangue. Cerca de 80 soldados colocaram 6 canhões, 2 deles apontados para a casa do governador, que cedeu aos revolucionários. Em 17 de junho de 1811 o Paraguai elegeu seus primeiros representantes legislativos sem intervenção externa.
O Paraguai foi o segundo país da América Latina a se tornar independente e o primeiro a fazê-lo do domínio espanhol no Vice-Reino do Río de la Plata.
O Paraguai foi a primeira república sul americana a redigir uma constituição aprovada em Congresso. As cores da bandeira paraguaia significam, Vermelho: Justiça; Branco: paz; Azul: liberdade.

