
Oprah Winfrey autorizou a abertura de uma estrada dentro de sua propriedade na ilha de Maui para permitir a evacuação de moradores após alertas de tsunami serem emitidos para a região. A medida foi tomada após um terremoto de magnitude 8.8 ser registrado na costa da Rússia, gerando preocupações sobre possíveis ondas gigantes em países ao longo do Pacífico, incluindo Japão, Rússia e Estados Unidos.

A decisão de liberar o acesso foi confirmada por um porta-voz de Oprah, que explicou à CNN que a estrada ficou aberta para facilitar a evacuação dos moradores de áreas potencialmente afetadas.
"Assim que recebemos os alertas de tsunami, entramos em contato com a polícia local para garantir que a estrada fosse desbloqueada. A polícia está ajudando na passagem dos veículos, permitindo que 50 carros por vez possam passar com segurança", afirmou o representante de Oprah.
A estrada permanecerá aberta pelo tempo necessário para garantir a segurança dos residentes da região.
Antes da decisão de abrir a estrada, Oprah foi mencionada em diversas postagens nas redes sociais, acusada de manter o acesso fechado e dificultar a evacuação de moradores. As críticas ganharam força quando surgiram relatos de que a estrada em questão estava sendo utilizada por muitos moradores da região.
No entanto, o porta-voz defendeu que Oprah sempre colaborou com as autoridades em momentos de crise, citando como exemplo as ações tomadas em 2019 e 2023, quando a estrada foi aberta para ajudar na evacuação durante os incêndios florestais.
Apesar da preocupação com o tsunami, a ameaça foi reduzida pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, que rebaixou o nível de risco no arquipélago, mantendo apenas um aviso de ondas fortes nas proximidades da costa.
Em Maui, uma onda de mais de 1,5 metro foi registrada em Kahului, e o aeroporto local suspendeu todos os voos, obrigando os passageiros a buscar abrigo no terminal, conforme informado pelo Departamento de Transportes do Havaí.
