BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CINEMA

'O Agente Secreto': produtor comenta perspectivas do filme no Oscar

Rodrigo Teixeira destaca histórico de prêmios em Cannes e avalia chances do filme na categoria de Melhor Filme Internacional

15 setembro 2025 - 14h40Redação
Produtor de 'Ainda Estou Aqui' fala de chances de 'O Agente Secreto' no Oscar 2026.
Produtor de 'Ainda Estou Aqui' fala de chances de 'O Agente Secreto' no Oscar 2026.
ENERGISA

O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema como representante do país para disputar o Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito com a participação da Comissão de Seleção, da qual participou o produtor Rodrigo Teixeira, conhecido por Ainda Estou Aqui.

Canal WhatsApp

Teixeira destacou o histórico do longa: “O pedigree do filme do Kleber é inacreditável. O que ele fez em Cannes é histórico, não tem outra palavra para dizer”. No festival, em maio, o filme recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator, para Wagner Moura, uma combinação rara no evento.

O produtor comparou o filme com outros concorrentes internacionais, como o vencedor de 2025, dirigido por Walter Salles. Segundo ele, o reconhecimento de Kleber e a participação da distribuidora Neon, responsável por sucessos como Parasita (2019) e Anora (2024), colocam O Agente Secreto em posição favorável na corrida pelo Oscar.

Teixeira ressaltou que, além do talento do diretor e do elenco, a visibilidade junto aos membros da Academia será fundamental. “Vai depender da simpatia do Wagner Moura e do Kleber, que têm talento de sobra”, afirmou.

O produtor do filme 'Ainda Estou Aqui' Rodrigo Teixeira. - Foto: Alex Silva/Estadão

O longa disputou a indicação com outros filmes nacionais: Manas, de Mariana Brennand; O Último Azul, de Gabriel MascarO produtor do filme 'Ainda Estou Aqui' Rodrigo Teixeira. - Foto: Alex Silva/Estadãoo; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi; e Baby, de Marcelo Caetano.

A Comissão de Seleção deste ano incluiu 15 profissionais do cinema e da distribuição, entre eles Lázaro Ramos, Marcelo Serrado, Maíra Oliveira, Tatiana Issa e Sara Silveira, presidente da comissão.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop