
O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema como representante do país para disputar o Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito com a participação da Comissão de Seleção, da qual participou o produtor Rodrigo Teixeira, conhecido por Ainda Estou Aqui.

Teixeira destacou o histórico do longa: “O pedigree do filme do Kleber é inacreditável. O que ele fez em Cannes é histórico, não tem outra palavra para dizer”. No festival, em maio, o filme recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator, para Wagner Moura, uma combinação rara no evento.
O produtor comparou o filme com outros concorrentes internacionais, como o vencedor de 2025, dirigido por Walter Salles. Segundo ele, o reconhecimento de Kleber e a participação da distribuidora Neon, responsável por sucessos como Parasita (2019) e Anora (2024), colocam O Agente Secreto em posição favorável na corrida pelo Oscar.
Teixeira ressaltou que, além do talento do diretor e do elenco, a visibilidade junto aos membros da Academia será fundamental. “Vai depender da simpatia do Wagner Moura e do Kleber, que têm talento de sobra”, afirmou.

O longa disputou a indicação com outros filmes nacionais: Manas, de Mariana Brennand; O Último Azul, de Gabriel MascarO produtor do filme 'Ainda Estou Aqui' Rodrigo Teixeira. - Foto: Alex Silva/Estadãoo; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi; e Baby, de Marcelo Caetano.
A Comissão de Seleção deste ano incluiu 15 profissionais do cinema e da distribuição, entre eles Lázaro Ramos, Marcelo Serrado, Maíra Oliveira, Tatiana Issa e Sara Silveira, presidente da comissão.
