
“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido nesta segunda-feira (15) como representante do Brasil no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão da Academia Brasileira de Cinema encerrou uma disputa acirrada, principalmente com o drama Manas, de Marianna Brennand.

Além desses dois, outros filmes concorriam à indicação: Kasa Branca (Luciano Vidigal), O Último Azul (Gabriel Mascaro), Baby (Marcelo Caetano) e Oeste Outra Vez (Érico Rassi). A seguir, veja um resumo de cada obra e onde assisti-las.
Manas
Ambientado na Ilha do Marajó, acompanha a história de Marcielle, uma menina de 13 anos que enfrenta violência e exploração sexual na comunidade ribeirinha onde vive.
- Onde assistir: Globoplay (plano Telecine).
Kasa Branca
Dé, jovem da periferia de Chatuba, RJ, precisa cuidar da avó, Dona Almerinda, em fase terminal de Alzheimer, contando com a ajuda de amigos para tornar seus últimos dias memoráveis. Premiado no Festival do Rio 2024.
- Onde assistir: Globoplay (plano Telecine).
O Último Azul
Longa distópico premiado com o Urso de Prata em Berlim, narra a jornada de Tereza, de 77 anos, que resiste a ser transferida para uma colônia de idosos e busca realizar seu sonho de voar.
- Onde assistir: em cartaz nos cinemas.
Baby
Conta a trajetória de Wellington, que deixa um centro de detenção juvenil em São Paulo e encontra Ronaldo, que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Exibido em Cannes 2024, rendeu prêmio de melhor ator revelação a Ricardo Teodoro.
- Onde assistir: Globoplay (plano Telecine).
Oeste Outra Vez
Faroeste brasileiro ambientado no sertão de Goiás, onde dois homens duelam após serem abandonados pela mesma mulher. Vencedor do prêmio de melhor longa-metragem brasileiro no Festival de Gramado 2024.
- Onde assistir: Globoplay.
Com a escolha de O Agente Secreto, o Brasil busca consolidar sua presença no Oscar, aproveitando a repercussão do filme em festivais internacionais e a distribuição pela Neon, mesma responsável por títulos vencedores recentes como Parasita (2019) e Anora (2024).
