Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de dezembro de 2025 - 18h39
sesi
CINEMA

Filme de Kleber Mendonça Filho bate recorde brasileiro no Globo de Ouro

'O agente secreto' recebe três indicações e se torna o longa nacional falado em português mais lembrado da premiação

8 dezembro 2025 - 17h30Redação O Estado de S. Paulo
O filme O agente secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, conquistou nesta segunda-feira (8) três indicações ao Globo de Ouro 2025.
O filme O agente secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, conquistou nesta segunda-feira (8) três indicações ao Globo de Ouro 2025. - (Foto: KEBEC NOGUEIRA/METROPOLES)

O filme O agente secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, conquistou nesta segunda-feira (8) três indicações ao Globo de Ouro 2025 e fez história ao se tornar o filme brasileiro falado em português mais indicado na premiação internacional.

Canal WhatsApp

A produção está concorrendo nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. O reconhecimento coloca o longa como um marco na cinematografia nacional e eleva ainda mais o prestígio do diretor e do elenco.

Pelo X (antigo Twitter), Mendonça Filho celebrou as indicações e demonstrou surpresa ao descobrir que se trata de um recorde: “Não sabia que as 3 indicações no Globo de Ouro são recorde brasileiro. Obrigado por me avisar e um abraço enorme pra toda a equipe inacreditável que fez O agente secreto”, escreveu. Ele ainda comentou o impacto da repercussão: “Meu celular está parecendo uma árvore de Natal”.

Lançado este ano, o filme segue em cartaz nos cinemas brasileiros e tem chamado a atenção da crítica tanto no Brasil quanto no exterior. A história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um homem que retorna ao Recife em busca de reaproximação com o filho e de um recomeço. No entanto, ele se vê em meio a um ambiente de insegurança e desconfiança, numa atmosfera que remete ao Brasil de 1977, sob a ditadura militar. Com duração de 2h40, o longa aposta em uma narrativa densa e imersiva.

As três nomeações tornam O agente secreto o mais lembrado entre os filmes brasileiros falados em português no histórico do Globo de Ouro. Até então, o recorde pertencia ao clássico O beijo da mulher aranha, dirigido por Hector Babenco em 1985 e indicado a quatro prêmios em 1986. Contudo, o longa de Babenco é falado integralmente em inglês e é considerado por muitos como uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, o que tira parte do mérito como representante exclusivo do cinema nacional.

Na categoria de Melhor Filme de Drama, O agente secreto disputa o prêmio com outras cinco produções internacionais: Frankenstein, Hamnet, Foi apenas um acidente, Valor sentimental e Pecadores.

Já Wagner Moura, na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, está ao lado de nomes de peso como Joel Edgerton (Sonhos de trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de lutador), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do desconhecido).

Na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, a competição também é forte, com títulos como Foi apenas um acidente, Sem outra chance, Valor sentimental, Sirat e A voz de Hind Rajab.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop