Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de outubro de 2025 - 16h38
DP-Barros---Parabens-MS
VERSOS

Campo Grande recebe oficinas, conversas e prêmios na semana da Noite da Poesia

Evento reúne oficinas, bate-papos e prêmios literários em Campo Grande entre os dias 21 e 24 de outubro

16 outubro 2025 - 13h50Redação
A poeta Diana Pilatti, autora de Cinzas e Palavras Diáfanas, comanda oficina sobre poesia minimalista durante a Semana da Poesia em Campo Grande.
A poeta Diana Pilatti, autora de Cinzas e Palavras Diáfanas, comanda oficina sobre poesia minimalista durante a Semana da Poesia em Campo Grande. - (Foto: Divulgação)

Durante uma semana de outubro, Campo Grande vira cenário de poesia. A tradicional Noite da Poesia, que acontece no dia 24, chega à sua 37ª edição e vem acompanhada de uma programação especial. Antes da entrega dos prêmios, o público vai poder participar de oficinas e bate-papos com escritoras, tudo de graça.

Canal WhatsApp

O evento é organizado pela União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE-MS), que este ano comemora também 40 anos de existência. Por isso, a edição de 2025 vai além da cerimônia. Terá três dias de encontros com autoras e leitores.

Mar Becker, autora de A mulher submersa e finalista do Prêmio Jabuti, participa do bate-papo de abertura da Semana da Poesia, no canal da UBE-MS.Mar Becker, autora de A mulher submersa e finalista do Prêmio Jabuti, participa do bate-papo de abertura da Semana da Poesia, no canal da UBE-MS.

A programação começa na segunda-feira, dia 21, com um bate-papo online transmitido pelo YouTube da UBE-MS. Participam duas escritoras premiadas: a gaúcha Mar Becker, autora de A mulher submersa, finalista do Prêmio Jabuti, e a mineira Adriane Garcia, que escreveu Fábulas para adulto perder o sono e ganhou o Prêmio Paraná de Literatura.

No dia 22, terça-feira, tem a oficina “Poesia Minimalista” com a poeta e professora Diana Pilatti, na Biblioteca Isaías Paim. Ela é autora de livros como Palavras Diáfanas e participa do coletivo Mulherio das Letras.

Na quarta-feira, 23, também na biblioteca, acontece a oficina “Possibilidades do Fantástico na Poesia”, com a escritora e pesquisadora Adrianna Alberti, que vive em Campo Grande desde 2002 e também integra o Mulherio das Letras.

Radicada em Campo Grande, a escritora e pesquisadora Adrianna Alberti ministra oficina sobre literatura fantástica durante a Semana da Poesia.Radicada em Campo Grande, a escritora e pesquisadora Adrianna Alberti ministra oficina sobre literatura fantástica durante a Semana da Poesia.

A presidente da UBE-MS, Dáfini Lisboa, lembra que o evento não é só uma competição: “Celebramos quatro décadas de uma entidade que sempre esteve ao lado dos escritores. A Noite da Poesia é um espaço de encontro e formação, onde a literatura se torna ponte entre gerações e culturas”.

O ponto alto acontece no dia 24 de outubro, na Estação Teatro do Mundo. Nessa noite, serão revelados os vencedores do concurso literário nas categorias regional e nacional. Os prêmios vão de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Adriane Garcia, vencedora do Prêmio Paraná de Literatura, conversa com o público na abertura da Semana da Poesia, promovida pela UBE-MS.Adriane Garcia, vencedora do Prêmio Paraná de Literatura, conversa com o público na abertura da Semana da Poesia, promovida pela UBE-MS.

Também no dia 24, o público poderá visitar a Praça da Poesia, com venda de livros, comidas, música e encontros entre leitores e autores.

As inscrições são gratuitas e vão até 20 de outubro, pelo site www.ubems.org.br. Em 2024, a Noite da Poesia recebeu 1.669 inscrições, vindas de vários estados e também do exterior — o que reforça o tamanho e a importância do evento.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop