Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de janeiro de 2026 - 14h55
sesi
LAZER

Museu do videogame lota Bosque dos Ipês nas férias em Campo Grande

Com entrada gratuita, 15ª edição do Museu do Videogame Itinerante reúne consoles de todas as épocas e torneios diários no shopping

13 janeiro 2026 - 12h45Redação
Museu do Videogame Itinerante lota Bosque dos Ipês com consoles clássicos, torneios diários e entrada gratuita em Campo Grande.
Museu do Videogame Itinerante lota Bosque dos Ipês com consoles clássicos, torneios diários e entrada gratuita em Campo Grande. - (Foto: Assessoria)

A 15ª edição do Museu do Videogame Itinerante abriu as portas no sábado (10), às 14h45, na praça central do Shopping Bosque dos Ipês, e já começou com grande movimento. Famílias, jovens e adultos ocuparam o espaço nas primeiras horas de funcionamento, confirmando a atração como um dos principais programas de férias na Capital.

Canal WhatsApp

Mais do que uma exposição, o evento convida o público a jogar. Em vez de vitrines, os consoles estão ligados e prontos para uso, permitindo reviver clássicos, conhecer aparelhos mais antigos e testar videogames atuais sem pagar nada.

O acervo instalado no Bosque dos Ipês reúne aparelhos que contam a história dos videogames, do Magnavox Odyssey, de 1972, considerado o primeiro videogame do mundo, ao Nintendo Switch 2, lançado em 2025. Entre eles, estão ícones que marcaram épocas e gerações.

Segundo o curador do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima, o grande atrativo está na experiência prática. “Não é uma exposição apenas para ver, é uma exposição para jogar. O público encontra desde Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, até toda a família PlayStation e Xbox. São centenas de videogames totalmente gratuitos”, explica.

O formato aproxima diferentes idades no mesmo espaço. Pais reencontram jogos da infância enquanto crianças e adolescentes descobrem como era jogar em consoles que hoje são considerados clássicos.

O Museu do Videogame já tinha registrado bom público em sua passagem anterior pelo Bosque dos Ipês. No ano passado, cerca de 200 mil pessoas visitaram o evento em 16 dias. Agora, a mostra foi ampliada e ocupa todo o mês de férias, com nove dias a mais de programação.

A expectativa é ultrapassar o número de visitantes da última edição. Para Cleidson Lima, essa é uma oportunidade de reunir famílias em torno da história dos jogos eletrônicos. “No ano passado, tivemos cerca de 200 mil visitantes em 16 dias aqui no Bosque dos Ipês. Este ano, o evento acontece durante todo o mês de férias, com nove dias a mais de programação, então a expectativa é superar esse número. É uma oportunidade para pais e filhos se reunirem em família e viverem a história dos videogames juntos”, afirma.

Torneios diários de clássicos - Além das estações livres, a programação inclui torneios diários em consoles clássicos. As competições acontecem todos os dias, a partir das 18h durante a semana e a partir das 16h aos fins de semana.

Os campeonatos são disputados em jogos que marcaram época, com destaque para Mortal Kombat, um dos preferidos do público 30+. As partidas resgatam o clima de locadora e fliperama, agora em um ambiente estruturado dentro do shopping, com torcida, disputa e muita nostalgia.

Programação e horários - O Museu do Videogame Itinerante funciona de segunda a sábado, das 15h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h, na praça central do Shopping Bosque dos Ipês. A entrada é gratuita e não há necessidade de cadastro ou ingresso.

“A entrada é gratuita e não há burocracia. ‘É só chegar, jogar e se divertir’”, resume o curador.

Com a forte adesão já no primeiro dia, o evento reforça o Bosque dos Ipês como um dos principais pontos de lazer e entretenimento das férias em Campo Grande, reunindo nostalgia, tecnologia e diversão para todas as idades.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop