Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de dezembro de 2025 - 09h13
Senar
LUTO

Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo

Gaúcha levou título inédito ao Brasil em 1963 e se tornou símbolo de uma geração

23 dezembro 2025 - 07h10Redação O Estado de S. Paulo
Chegada de Ieda Maria Vargas a Brasília após conquistar o título de Miss Universo; Ieda Maria Vargas em um restaurante em Gramado
Chegada de Ieda Maria Vargas a Brasília após conquistar o título de Miss Universo; Ieda Maria Vargas em um restaurante em Gramado - (Foto: Arquivo e Reprodução / Instagram)
Terça da Carne

A primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, Ieda Maria Vargas, morreu na segunda-feira (22), aos 80 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha, onde vivia há vários anos. A informação foi confirmada pela família por meio de nota publicada nas redes sociais.

Canal WhatsApp

Ieda entrou para a história ao vencer o concurso internacional de beleza em 21 de julho de 1963, em Miami, nos Estados Unidos, garantindo ao Brasil um título inédito até então. O feito transformou a gaúcha em uma das maiores celebridades do país naquele período.

No retorno ao Brasil, Ieda Maria Vargas foi recebida pelo então presidente da República, João Goulart, em Brasília, e participou de um desfile em carro do Corpo de Bombeiros. Também foi homenageada por multidões em cidades como Belém, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sua cidade natal.

A repercussão do título fez de Ieda um ícone nacional e uma figura amplamente reverenciada no Rio Grande do Sul, reconhecimento que se manteve ao longo das décadas. Sua trajetória marcou a história dos concursos de beleza e da cultura popular brasileira.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), lamentou a morte em publicação nas redes sociais. “Ieda levou o nome do Rio Grande do Sul ao mundo. Também reconhecida entre os ‘20 Gaúchos que Marcaram o Século 20’ em votação popular, sua trajetória permanece como referência para várias gerações”, afirmou. O governador também manifestou solidariedade aos familiares.

Em nota, a família agradeceu as manifestações de carinho recebidas após a morte da ex-miss. “Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito e solidariedade”, diz o comunicado. “Ieda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração.”

A nota acrescenta que, apesar da tristeza, os familiares encontram conforto na fé. “Estamos profundamente tristes com sua partida, mas confortados na certeza de que agora ela descansa na Casa do Pai, em paz, envolta pelo amor de Deus.” A família informou ainda que divulgará posteriormente os detalhes sobre velório e homenagens.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop