bonito
LUTO NO ROCK

Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, morre aos 69 anos

Cantor britânico enfrentava um câncer em estágio avançado e marcou o início da trajetória da lendária banda de heavy metal

30 julho 2025 - 10h05Redação
Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, em apresentação realizada em 2019.
Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, em apresentação realizada em 2019. - Foto: MetalTalk via Youtube

Paul Mario Day, primeiro vocalista da banda britânica Iron Maiden, morreu aos 69 anos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (29) pelo guitarrista Andy Scott, da banda Sweet, nas redes sociais. A causa da morte não foi oficialmente confirmada, mas era de conhecimento público que o cantor enfrentava um câncer em estágio avançado.

Canal WhatsApp

Reconhecido como o responsável pelos vocais nos primeiros meses de existência do Iron Maiden, Paul Day participou da formação inicial da banda, criada por Steve Harris em 1975. Na época, ele tinha apenas 19 anos e chegou a liderar a estreia do grupo, num pequeno salão paroquial com público de cerca de 20 pessoas.

A despedida foi marcada por homenagens. O próprio Iron Maiden lamentou a perda em sua conta oficial no Instagram. “Estamos profundamente tristes pelo falecimento de Paul Mario Day, o primeiro vocalista do Iron Maiden em 1975. Os nossos pensamentos e sentidas condolências vão para a família e amigos do Paul. Ele era uma pessoa adorável e um bom amigo. Descanse em paz, Paul”, escreveu a banda.

Um nome presente na origem do Iron Maiden - Apesar de ter ficado pouco tempo no grupo — entre 1975 e 1976 — Paul Day deixou sua marca no início da trajetória da banda que se tornaria uma das maiores do heavy metal mundial. Embora não tenha gravado nenhum disco oficial com o Iron Maiden, Day sempre afirmou ter contribuído com a composição de “Strange World”, faixa presente no álbum de estreia da banda, lançado em 1980. No entanto, nunca foi creditado formalmente por essa contribuição.

No documentário Early Days, lançado pelo próprio Iron Maiden, o fundador Steve Harris comentou sobre a saída do cantor, justificando que Day “não tinha o carisma necessário para assumir a função de frontman”.

Após sua saída do Iron Maiden, Paul Mario Day continuou atuando no cenário do rock britânico, integrando outras bandas como More, Sweet, Wildfire, Crimzon Lake, Defaced e Buffalo Crows. Nos últimos anos, ele residia na Austrália, onde seguiu ligado à música, mesmo com a saúde debilitada.

Embora nunca tenha alcançado a mesma projeção que outros nomes ligados à banda, sua participação no início da jornada do Iron Maiden garantiu a ele um lugar de respeito entre os fãs mais antigos e atentos à história do grupo.

A morte de Paul Day acontece pouco tempo depois da perda de outro ex-vocalista da banda: Paul Di'Anno, que também fez parte dos primeiros anos do Iron Maiden e faleceu no ano passado. Com essas duas perdas em sequência, os fãs da banda relembram os primórdios do grupo e os nomes que ajudaram a moldar o som que ganharia o mundo a partir da década de 1980.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop