
A jornalista e escritora Miriam Leitão tomou posse, na noite desta sexta-feira (8), na cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o cineasta Cacá Diegues, que faleceu em fevereiro deste ano.

Durante a cerimônia, um detalhe curioso chamou atenção: uma montagem feita por inteligência artificial mostrou o escritor Machado de Assis (1839-1908), fundador e primeiro presidente da ABL, dando as boas-vindas à nova acadêmica. A imagem foi exibida enquanto Antônio Carlos Secchin, ocupante da cadeira 19, fazia uma brincadeira. “Acertaram no Machado, já na Miriam…”, disse, provocando risos na plateia.
Eleita em 30 de abril com 20 votos entre 34 possíveis, Miriam Leitão se tornou a 12ª mulher a integrar a Academia. O colar acadêmico foi entregue por Ana Maria Machado, enquanto o diploma foi recebido das mãos de Ruy Castro.
A comissão de recepção da nova imortal foi formada por Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz. Já a comissão de saída teve a participação de Carlos Nejar, Antonio Torres e Ailton Krenak.
