BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CULTURA

Maior festival de teatro de MS retoma cena e ocupa praças em Dourados após seis anos

De 18 a 27 de setembro, Dourados recebe grupos nacionais e locais em edição especial do FIT com entrada franca

8 setembro 2025 - 20h00Da Redação
Maior festival de teatro de MS retoma cena e ocupa praças em Dourados após seis anos.
Maior festival de teatro de MS retoma cena e ocupa praças em Dourados após seis anos. - (Foto: Divulgação)
Terça da Carne

Dourados volta a respirar teatro: de 18 a 27 de setembro de 2025, o Festival Internacional de Teatro (FIT) retorna à cidade após seis anos de ausência. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que completa 20 anos neste mês, organiza o evento com entrada gratuita, ocupando praças, parques e espaços culturais da cidade.

Canal WhatsApp

Gil Esper, coordenador de Cultura da universidade, define a retomada como simbólica: o FIT sempre foi ancorado no calendário cultural de Dourados e reflete a missão da UFGD de promover diversidade e arte no campo.

Tekoha - Teatro-Imaginario-Maracangalha - Campo Grande MS.Tekoha - Teatro-Imaginario-Maracangalha - Campo Grande MS.- (Foto: Divulgação)

A programação reúne 15 grupos teatrais de todo o país. Companhias locais levam à Praça Antônio João e aos parques dos Ipês, Rego D’Água e Antenor Martins manifestações que conversam com a história do festival e com questões de identidade regional. No Rego D’Água, o “Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno” aborda a temática indígena, memória presente em várias edições.

Peça Tom na Fazenda - Armando Babaioff -  RJ.Peça Tom na Fazenda - Armando Babaioff - RJ.- (Foto: Divulgação)
Espetáculo Neva  Armazém Companhia de Teatro - RJ.Espetáculo Neva – Armazém Companhia de Teatro - RJ. - (Foto: Divulgação)

Figuras do teatro nacional também entram em cena. O Auditório Central da UFGD recebe espetáculos como “In On It”, com Enrique Diaz e Emílio de Mello, “Neva”, do Armazém Companhia de Teatro, e “Tom na Fazenda”, dirigido por Rodrigo Portella. A programação ainda inclui oficinas, mesas e uma palestra cênico-literária com Odilon Esteves.

Espetáculo In On It  Enrique Diaz - Emilio de Mello (RJ e SP).Espetáculo In On It – Enrique Diaz - Emilio de Mello (RJ e SP). - (Foto: Divulgação)

A Mostra Feito em Casa, que prioriza produções de Dourados, mostra um panorama forte da arte local — da Cia. Theastai de Artes Cênicas aos grupos Esboço Caótico e Produções 13 —, reforçando que teatro vem ganhando densidade autoral na cidade, como ressaltou o curador Nill Amaral.

Para facilitar o acesso, a UFGD oferece transporte gratuito dos pontos centrais até a unidade universitária. O festival tem apoio da Fecomércio, Sesc, Funaepe, UEMS e da Prefeitura de Dourados.

A etapa final se dá com música: a cantora Letrux assume o palco montado no Parque do Ipês no dia 27, às 22h. Antes do show, a Orquestra UFGD faz uma apresentação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop