BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CINEMA

Jude Law interpreta Putin em 'The Wizard of the Kremlin' e revela obsessão por gestos do líder russo

Filme de Olivier Assayas disputa o Leão de Ouro em Veneza e retrata a ascensão política de Vladimir Putin

31 agosto 2025 - 17h05Redação, O Estado de S. Paulo*
Jude Law vive Vladimir Putin em The Wizard of the Kremlin, filme que concorre ao Leão de Ouro em Veneza.
Jude Law vive Vladimir Putin em The Wizard of the Kremlin, filme que concorre ao Leão de Ouro em Veneza. - Reprodução de 'Le Mage Du Kremlin' (2025)
ENERGISA

O ator britânico Jude Law, de 52 anos, afirmou neste domingo (31) que mergulhou de forma “obsessiva” nos trejeitos de Vladimir Putin para dar vida ao presidente russo em The Wizard of the Kremlin, longa dirigido pelo francês Olivier Assayas que estreou no Festival de Cinema de Veneza.

Canal WhatsApp

Durante coletiva, Law explicou que buscou capturar o olhar severo e o modo característico de andar de Putin, mas ressaltou que não se tratou de uma imitação literal. “Há muitas imagens que você pode assistir e, pessoalmente, quando começo a entrar nesse mundo, isso se torna uma espécie de obsessão”, disse. “A imagem pública que vemos é muito limitada. Existe esta máscara.”

O ator Andrei Zayats, parte do elenco e filme sobre Putin exibido em Veneza. Foto: Stefano Rellandini/AFP

O ator utilizou próteses e contou com uma equipe de maquiagem para compor a transformação. “Não estávamos tentando definir nada sobre ninguém. Meu Putin é um personagem dentro de uma história maior”, afirmou.

Parte do elenco e da produção de 'The Wizard Of The Kremlin' no Festival de Veneza de 2025. Da esuqerda para a direira, o ator Jeffrey Wright, o iretor Olivier Assayas, o escritor Giuliano Da Empoli, os atores Tom Sturrige, Will Keen, Andrei Zayats, Jude Law, Alicia Vikander, Paul Dano e o roteirista Emmanuel Carrere. Foto: Stefano Rellandini/AFP

Um retrato da política contemporânea
Assayas destacou que a produção não busca apenas retratar Putin, mas a lógica de poder que moldou a Rússia do século XXI. “O filme é muito sobre como a política moderna foi inventada. O que está acontecendo agora não é apenas aterrorizante, mas ainda mais por não termos encontrado resposta”, disse o cineasta.

Rodado na Letônia, já que a equipe não teve autorização para filmar em território russo, o longa de duas horas e meia mostra a ascensão de Putin, seu embate com opositores e oligarcas, e a consolidação de uma autocracia.

A narrativa é conduzida pelo olhar de Vadim Baranov, assessor político fictício interpretado por Paul Dano, inspirado em Vladislav Surkov — estrategista considerado arquiteto do sistema político russo contemporâneo.

Baseado em best-seller internacional
O roteiro adapta o livro homônimo do escritor italiano Giuliano da Empoli, publicado antes da invasão russa à Ucrânia, mas que segue atual, segundo o autor. “Mesmo sobre um período anterior, continua relevante hoje, sob circunstâncias diferentes”, afirmou.

O diretor francês Olivier Assayas no tapete vermelho do filme 'The Wizard Of The Kremlin' no Festival de Veneza em 31 de agosto de 2025. Foto: Stefano Rellandini/AFP

Para Assayas, a história é também um alerta para o Ocidente. “Mostramos a transição da Rússia de uma democracia caótica no fim dos anos 1990 para a autocracia moderna, como um aviso sobre os riscos do autoritarismo”, disse.

Competição em Veneza
The Wizard of the Kremlin é um dos 21 filmes que disputam o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, que segue até sábado (6). Outro destaque da programação foi a exibição de Father Mother Sister Brother, novo longa do diretor independente americano Jim Jarmusch, com Cate Blanchett, Adam Driver e Tom Waits.

No Brasil, The Wizard of the Kremlin ainda não tem data de estreia definida.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop