senai
LITERATURA

Jorge Caldeira, imortal da ABL, fará palestra em Campo Grande no Chá Acadêmico da ASL

Evento será no dia 31 de julho e discutirá o papel do Brasil na economia de carbono neutro; programação inclui música, arte e confraternização

29 julho 2025 - 10h20Iury de Oliveira
Jorge Caldeira fará palestra gratuita em Campo Grande sobre economia de carbono neutro, com música e arte na ASL.
Jorge Caldeira fará palestra gratuita em Campo Grande sobre economia de carbono neutro, com música e arte na ASL. - (Foto: Divulgação)

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) recebe no próximo dia 31 de julho, às 19h30, o historiador e escritor Jorge Caldeira, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), para uma palestra presencial gratuita em Campo Grande. O evento faz parte do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, promovido pela ASL em parceria com a Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Canal WhatsApp

O encontro ocorrerá no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653 (Altos do São Francisco), e terá como tema “As perspectivas do Brasil no Mercado de Carbono Neutro”, com base no livro Brasil, Paraíso Restaurável, publicado por Caldeira em 2020 em coautoria com Júlia Marisa Sekula e Luana Schabib — esta última, natural de Campo Grande, também deverá participar do evento.

Brasil em posição estratégica no carbono neutro - A palestra trará uma abordagem atual sobre o papel do Brasil na economia de carbono neutro e o cenário global de investimentos sustentáveis. O autor destaca o avanço do tema no país, com destaque para Mato Grosso do Sul.

“Será dada especial atenção à velocidade que a mudança na direção do carbono neutro está adquirindo no Brasil. Basta ver o caso de Mato Grosso do Sul, onde, a partir de 2022, a gestão Eduardo Riedel transformou um Plano de Carbono Neutro em peça central do planejamento do estado”, pontua Caldeira.

Segundo dados da consultoria McKinsey, o potencial de investimentos de curto prazo no setor pode chegar a US$ 40 bilhões, colocando o Brasil no radar das grandes decisões econômicas globais baseadas em sustentabilidade.

A música fica por conta dos violonistas Pedro Irineu e  Gabriel dos SantosA música fica por conta dos violonistas Pedro Irineu e Gabriel dos Santos

Música, arte e reflexão intelectual - A programação do Chá Acadêmico integra também o projeto Movimento Concerto, com curadoria da UFMS por meio da vertente “Música Erudita e suas Fronteiras”. Neste mês, as apresentações musicais ficam por conta dos violonistas Gabriel dos Santos e Pedro Irineu. No repertório: Turégano (Federico Moreno Torroba), La Catedral – 3º movimento (Agustín Barrios) e Opus 34 nº 02 (Ferdinando Carulli), esta última em duo.

Gabriel dos Santos é educador musical e violonista com formação pelo Conservatório Musical de Campo Grande e graduação em Música pela UFMS. Já Pedro Irineu é estudante de Licenciatura em Música pela UFMS e possui experiência em concursos nacionais e masterclasses com artistas renomados.

A artistas visual Sônia PossiA artista visual Sônia Possi

Pintura ao vivo com artistas sul-mato-grossenses - O projeto Arte na Academia, da Confraria Sociartista, também marca presença com pintura ao vivo das artistas visuais Sônia Possi e Andréa Luz.

Andréa Luz, artista e arquiteta, traz em suas obras elementos da cultura indígena e da natureza pantaneira, trabalhando com técnicas mistas como pastel seco, tinta acrílica e carvão. Já Sônia Possi é reconhecida pelas mandalas intuitivas e retratos com uso de grafite, lápis de cor e óleo sobre papel, com foco em rostos e figuras sacras.

Andréa Luz é artista visual e arquitetaAndréa Luz é artista visual e arquiteta

Encerramento com instrumental de Otávio Neto - A noite será encerrada com uma apresentação musical no foyer da ASL, comandada por Otávio Neto — cantor, produtor e diretor musical campo-grandense com forte ligação com a música soul e trajetória marcada por contribuições em estúdios, arranjos e produções de mais de 70 CDs.

Otávio é filho de indígena terena com mineira e iniciou sua formação musical ainda na infância. Fundador do projeto Aldeia Black, ele vem se destacando no cenário musical do estado pela fusão de influências culturais diversas.

A noite será encerrada com uma apresentação musical no foyer da ASL, comandada por Otávio Neto  cantor, produtor e diretor musical campo-grandenseA noite será encerrada com uma apresentação musical no foyer da ASL, comandada por Otávio Neto — cantor, produtor e diretor musical campo-grandense

Um dos grandes nomes da historiografia brasileira - Jorge Caldeira é doutor em Ciência Política, graduado em Ciências Sociais pela USP e autor de obras fundamentais para a renovação da literatura histórica brasileira. Entre seus livros mais conhecidos estão História da Riqueza no Brasil (2017), Mauá, Empresário do Império (1995) e A Nação Mercantilista (1999).

Foi editor e colaborador em veículos como Exame, IstoÉ, Folha de S.Paulo e consultor da TV Globo no projeto Brasil 500 Anos. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural em 2018 e é membro da Academia Paulista de Letras.

Para o jurista Celso Lafer, Caldeira é um autor que “traz uma nova visão sobre o Brasil, com múltiplos olhares e profundidade analítica”.

Serviço - Chá Acadêmico – ABL na ASL: Palestras Imortais
Palestra: “As perspectivas do Brasil no Mercado de Carbono Neutro”
Palestrante: Jorge Caldeira
Data: 31 de julho de 2025
Horário: 19h30
Local: Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, 4653 – Campo Grande (MS)
Entrada franca | Evento presencial | Traje esporte
Parcerias: UFMS (Movimento Concerto – Música Erudita e suas Fronteiras) e Confraria Sociartista (Arte na Academia)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas