
A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) recebe no próximo dia 31 de julho, às 19h30, o historiador e escritor Jorge Caldeira, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), para uma palestra presencial gratuita em Campo Grande. O evento faz parte do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, promovido pela ASL em parceria com a Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O encontro ocorrerá no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653 (Altos do São Francisco), e terá como tema “As perspectivas do Brasil no Mercado de Carbono Neutro”, com base no livro Brasil, Paraíso Restaurável, publicado por Caldeira em 2020 em coautoria com Júlia Marisa Sekula e Luana Schabib — esta última, natural de Campo Grande, também deverá participar do evento.
Brasil em posição estratégica no carbono neutro - A palestra trará uma abordagem atual sobre o papel do Brasil na economia de carbono neutro e o cenário global de investimentos sustentáveis. O autor destaca o avanço do tema no país, com destaque para Mato Grosso do Sul.
“Será dada especial atenção à velocidade que a mudança na direção do carbono neutro está adquirindo no Brasil. Basta ver o caso de Mato Grosso do Sul, onde, a partir de 2022, a gestão Eduardo Riedel transformou um Plano de Carbono Neutro em peça central do planejamento do estado”, pontua Caldeira.
Segundo dados da consultoria McKinsey, o potencial de investimentos de curto prazo no setor pode chegar a US$ 40 bilhões, colocando o Brasil no radar das grandes decisões econômicas globais baseadas em sustentabilidade.

Música, arte e reflexão intelectual - A programação do Chá Acadêmico integra também o projeto Movimento Concerto, com curadoria da UFMS por meio da vertente “Música Erudita e suas Fronteiras”. Neste mês, as apresentações musicais ficam por conta dos violonistas Gabriel dos Santos e Pedro Irineu. No repertório: Turégano (Federico Moreno Torroba), La Catedral – 3º movimento (Agustín Barrios) e Opus 34 nº 02 (Ferdinando Carulli), esta última em duo.
Gabriel dos Santos é educador musical e violonista com formação pelo Conservatório Musical de Campo Grande e graduação em Música pela UFMS. Já Pedro Irineu é estudante de Licenciatura em Música pela UFMS e possui experiência em concursos nacionais e masterclasses com artistas renomados.

Pintura ao vivo com artistas sul-mato-grossenses - O projeto Arte na Academia, da Confraria Sociartista, também marca presença com pintura ao vivo das artistas visuais Sônia Possi e Andréa Luz.
Andréa Luz, artista e arquiteta, traz em suas obras elementos da cultura indígena e da natureza pantaneira, trabalhando com técnicas mistas como pastel seco, tinta acrílica e carvão. Já Sônia Possi é reconhecida pelas mandalas intuitivas e retratos com uso de grafite, lápis de cor e óleo sobre papel, com foco em rostos e figuras sacras.

Encerramento com instrumental de Otávio Neto - A noite será encerrada com uma apresentação musical no foyer da ASL, comandada por Otávio Neto — cantor, produtor e diretor musical campo-grandense com forte ligação com a música soul e trajetória marcada por contribuições em estúdios, arranjos e produções de mais de 70 CDs.
Otávio é filho de indígena terena com mineira e iniciou sua formação musical ainda na infância. Fundador do projeto Aldeia Black, ele vem se destacando no cenário musical do estado pela fusão de influências culturais diversas.

Um dos grandes nomes da historiografia brasileira - Jorge Caldeira é doutor em Ciência Política, graduado em Ciências Sociais pela USP e autor de obras fundamentais para a renovação da literatura histórica brasileira. Entre seus livros mais conhecidos estão História da Riqueza no Brasil (2017), Mauá, Empresário do Império (1995) e A Nação Mercantilista (1999).
Foi editor e colaborador em veículos como Exame, IstoÉ, Folha de S.Paulo e consultor da TV Globo no projeto Brasil 500 Anos. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural em 2018 e é membro da Academia Paulista de Letras.
Para o jurista Celso Lafer, Caldeira é um autor que “traz uma nova visão sobre o Brasil, com múltiplos olhares e profundidade analítica”.
Serviço - Chá Acadêmico – ABL na ASL: Palestras Imortais
Palestra: “As perspectivas do Brasil no Mercado de Carbono Neutro”
Palestrante: Jorge Caldeira
Data: 31 de julho de 2025
Horário: 19h30
Local: Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, 4653 – Campo Grande (MS)
Entrada franca | Evento presencial | Traje esporte
Parcerias: UFMS (Movimento Concerto – Música Erudita e suas Fronteiras) e Confraria Sociartista (Arte na Academia)
