Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de setembro de 2025 - 21h33
tce
ENTRETENIMENTO

Jimmy Kimmel se pronuncia após suspensão e anuncia retorno de seu talk show nesta terça

Apresentador da ABC postou homenagem a Norman Lear nas redes sociais após polêmica com comentários políticos

23 setembro 2025 - 18h05Daniel Vila Nova
Após polêmica e suspensão, Jimmy Kimmel Live! volta ao ar nesta terça-feira (23) pela ABC
Após polêmica e suspensão, Jimmy Kimmel Live! volta ao ar nesta terça-feira (23) pela ABC - Foto: Richard Shotwell/Invision/AP
Terça da Carne

Após uma semana de silêncio, o comediante e apresentador Jimmy Kimmel se manifestou pela primeira vez desde a suspensão de seu programa Jimmy Kimmel Live!, da ABC, que havia sido retirada do ar pela Disney após declarações polêmicas. O retorno do talk show foi confirmado para esta terça-feira (23).

Canal WhatsApp

No Instagram, Kimmel publicou uma foto ao lado do roteirista e produtor Norman Lear, ícone da televisão norte-americana. “Sentindo falta desse cara hoje”, escreveu o apresentador. Nos comentários, recebeu inúmeras mensagens de apoio de fãs e colegas de profissão.

A escolha da imagem foi interpretada como simbólica: além de revolucionar a comédia nos anos 1970 com séries como All in the Family e The Jeffersons, Lear era conhecido pelo ativismo político e pela defesa da liberdade de expressão. Em 1973, seu nome chegou a integrar a “lista de inimigos” do então presidente Richard Nixon, descoberta durante o escândalo de Watergate.

Entenda a polêmica

O Jimmy Kimmel Live! foi suspenso no último dia 16, depois que o apresentador associou a morte do influenciador trumpista Charlie Kirk ao movimento MAGA (Make America Great Again). As falas geraram indignação entre conservadores, que passaram a pressionar a emissora.

O ex-presidente Donald Trump comemorou a suspensão, afirmando que a ABC teve “a coragem de fazer o que precisava ser feito”. Em sua rede social, chegou a dizer que o programa havia sido “cancelado” e celebrou o que chamou de “ótima notícia para os EUA”.

Apoio de artistas e volta ao ar

A decisão da emissora, porém, provocou reação contrária. Diversos artistas e personalidades criticaram a suspensão, classificando-a como censura. Uma carta aberta organizada pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) reuniu mais de 400 assinaturas, entre elas nomes como Meryl Streep, Tom Hanks, Natalie Portman, Jennifer Aniston, Jamie Lee Curtis e Jason Bateman.

Após a pressão, a Disney anunciou o retorno do programa.

“É uma decisão que tomamos porque consideramos que alguns dos comentários eram inoportunos. Passamos os últimos dias em conversas profundas com Jimmy e então decidimos que o programa volta ao ar na terça-feira”, disse a empresa em nota.

Kimmel, que já havia homenageado Norman Lear em 2023 com um monólogo emocionado após sua morte, volta ao comando do programa em meio a um debate acalorado sobre os limites da comédia, a liberdade de expressão e a pressão política sobre os veículos de comunicação nos Estados Unidos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop