bonito
AGENDA CULTURAL

'Semana Municipal do Artesanato' celebra e valoriza artistas de Campo Grande

Durante cinco dias, os visitantes poderão contemplar as peças de artesanato de 160 expositores das mais diversas vertentes, como cerâmicas, bordado, mosaicos, esculturas e outros

16 março 2023 - 11h10
Valorização artística em Campo Grande
Valorização artística em Campo Grande - (Foto: Divulgação)

Para celebrar o dia do artesão, comemorado no próximo domingo (19), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), realiza até domingo, a 1ª Semana Municipal do Artesanato. O evento, que teve início ontem no Armazém Cultural, visa contemplar a lei nº 6210, em vigor desde 28 de maio de 2019, que institui a Semana do Artesanato e Dia do Artesão em Campo Grande.

Canal WhatsApp

Durante cinco dias, os visitantes poderão contemplar as peças de artesanato de 160 expositores das mais diversas vertentes, como cerâmicas, bordado, mosaicos, esculturas e outros. Além dos expositores, o evento conta com atrações culturais, gastronomia seca com produtos como compotas, pães caseiros e doces diversos e a exposição dos vencedores do 1º Prêmio Ipê.

Para Clarice Benites, secretária adjunta de Cultura e Turismo, o principal objetivo do evento é promover a visibilidade dos artistas locais. “Além de consolidarmos a lei, estamos promovendo o artesanato da nossa capital. Aqui, os visitantes podem encontrar peças de artesanato indígena, quilombola, peças criadas por mulheres, por artistas de diversas regiões da cidade… É o momento de celebrarmos nossos artesãos”, pontuou.

VALORIZAÇÃO - Para os artesãos, a feira além de celebração, traz reconhecimento. “Há trinta anos eu trabalho com artesanato e também dou aulas. Acredito que a realização destas feiras enaltece os artesãos e atrai o público da cidade. Este é o momento em que conseguimos promover a valorização da nossa arte”, afirmou Alice Sales Troy, artesã.

No espaço, roupas de crochê e brincos de pena, dividem espaço com peças exóticas, feitas de ossos e pergaminho pantaneiro (couro cru). Marco Ortiz, artesão que trabalha com pirografia, destaca a estrutura e diversidade do evento. “A expectativa é grande para esta feira que foi tão bem planejada e está com ótimas instalações. A Prefeitura acertou em cheio, especialmente por conseguir reunir diversas associações e tantos expositores de talento. Dessa forma, nos sentimos prestigiados”.

PÚBLICO - Os visitantes que estiveram presentes na abertura, apreciaram a receptividade dos expositores e a beleza de suas obras. Foi o caso de Josefina Adelina, professora aposentada, que estava em busca de uma lembrancinha para o primeiro neto. “Eu sou uma apreciadora e consumidora de artesanato. Adoro feiras e estou achando ótima a ideia de uma semana toda dedicada aos artesãos. É uma forma de parabenizá-los pelo seu dia e presentear a população com a oportunidade de conhecer o trabalho de tantos artistas”, afirmou.

A 1º Semana Municipal do Artesanato acontece de 15 a 19 de março, das 16h às 21h, no Armazém Cultural, localizado na Avenida Calógeras, 3065 – Centro. A entrada é gratuita.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop