27 de novembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Comper
academia

Henrique de Medeiros é reeleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

O escritor, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho foi reeleito para a presidência da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), tendo a escritora e ex-senadora Marisa Serrano como vice da diretoria para o triênio 2020-2023.

22 outubro 2020 - 09h10Da Redação
A nova diretoria: Henrique Medeiros, Marisa Serrano, Valmir Corrêa, Samuel Medeiros, Guimarães Rocha e Américo Calheiros
A nova diretoria: Henrique Medeiros, Marisa Serrano, Valmir Corrêa, Samuel Medeiros, Guimarães Rocha e Américo Calheiros - (Foto: Divulgação/ASL)
Fort Atacadista Natal

Em eleição marcada por um misto presencial e virtual, a ASL – Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elegeu nova diretoria para o triênio 2020-2023. O escritor, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho foi reeleito para a presidência, tendo a escritora e ex-senadora Marisa Serrano como vice. A Academia de Letras é uma das mais importantes e influentes casas culturais do Estado de Mato Grosso do Sul; foi criada em 1971 e possui 40 Cadeiras, aos moldes da ABL – Academia Brasileira de Letras.

A nova diretoria, além do seu presidente Henrique de Medeiros e vice Marisa Serrano, tem o historiador Valmir Batista Corrêa – também atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul - como secretário-geral; o escritor Samuel Xavier Medeiros como secretário; o poeta Guimarães Rocha como 1º  Tesoureiro; e o professor e escritor Américo Calheiros como 2º Tesoureiro. A posse está marcada para o próximo dia 30 de outubro, quando também serão divulgadas as diversas novas Comissões da ASL, que - conjuntamente com a Diretoria -  atuarão nas atividades da Casa e participarão dos eventos/projetos acadêmicos que serão desenvolvidos na próxima gestão.

Referência cultural de Mato Grosso do Sul, a ASL foi fundada como Academia de Letras e História de Campo Grande, cuja denominação predominou até dezembro de 1978, quando em assembleia geral às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS) - em 1979 -, a instituição foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

O processo eleitoral foi conduzido pelo atual Secretário-Geral da ASL, poeta Rubenio Marcelo, que se deparou com um momento delicado para a realização das eleições, em meio à pandemia do coronavírus e todas as consequências atuais, mas coordenou com competência e tranquilidade. Os protocolos de segurança que vêm sendo seguidos pela população foram implementados, e a Academia manteve data com votação presencial com toda biossegurança, mas também abriu espaço para as manifestações virtuais de voto através de e-mail. A votação foi por aclamação, em função da chapa única registrada.

A ASL tem programas literoculturais importantes, como o "Concurso de Contos Ulisses Serra" e o "Concurso de Poesias Oliva Enciso". Mantém ainda o "Chá Acadêmico", a "Roda Acadêmica" – ambas apresentando palestras de interesse da sociedade -, o "Suplemento Cultural" - caderno literário mais antigo de forma ininterrupta no país - e a "Revista da ASL", dentre outros. A defesa da língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual, são dedicações constantes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem entre seus acadêmicos, além dos citados na diretoria: Abrão Razuk; Altevir Soares Alencar; Antonio João Hugo Rodrigues; Augusto César Proença; Elizabeth Fonseca; Emmanuel Marinho; Enilda Mougenot Pires; Francisco Albuquerque Palhano; Francisco Leal de Queiroz; Geraldo Ramon Pereira; Hermano de Melo; Ileides Muller; José Couto Vieira Pontes; José Pedro Frazão; Lenilde Ramos; Lucilene Machado Garcia Arf; Maria Adélia Menegazzo; Orlando Antunes Batista; Oswaldo Barbosa Almeida; Paulo Corrêa de Oliveira; Paulo Sérgio Nolasco dos Santos; Paulo Tadeu Haendchen; Pe. Afonso de Castro; Pedro Chaves dos Santos; Raquel Naveira; Reginaldo Alves de Araújo; Rêmolo Letteriello; Renato Toniasso; Rubenio Marcelo e Theresa Hilcar.

Banner Whatsapp Desktop
Comper sem sair de casa

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você pretende comprar na Black Friday?

Votar
Resultados
Comper sem sair de casa
Departamento de Operações de Fronteira - Disque Denúncia