Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de novembro de 2025 - 21h05
Fiems 46 Anos
GRAMMY LATINO 2025

Hamilton de Holanda vence Grammy Latino com álbum gravado ao vivo em Nova York

Músico brasileiro conquista a estatueta na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino, em empate com o cubano Chucho Valdés

13 novembro 2025 - 19h30Sabrina Legramandi
Hamilton de Holanda foi um dos vencedores da categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino no Grammy Latino 2025.
Hamilton de Holanda foi um dos vencedores da categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino no Grammy Latino 2025. - (Foto: Wilton Junior/Estadão)

O músico brasileiro Hamilton de Holanda foi um dos grandes destaques da 26ª edição do Grammy Latino, realizada nesta quinta-feira (13), em Las Vegas. O bandolinista venceu a categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino com o disco Hamilton de Holanda Trio Live in NYC, em um raro empate com o cubano Chucho Valdés, que foi premiado pelo álbum Cuba And Beyond, gravado com o Royal Quartet.

Canal WhatsApp

O anúncio foi feito durante a Première do Grammy Latino, que antecede a cerimônia principal e aconteceu no Mandalay Bay South Convention Center. Essa é uma das categorias que tradicionalmente consagra artistas com forte influência musical na cena instrumental e do jazz latino-americano.

A vitória de Hamilton representa mais um marco na carreira do músico, que há anos vem ganhando reconhecimento no cenário internacional. O álbum gravado ao vivo em Nova York reforça seu protagonismo e a potência da música instrumental brasileira dentro do jazz contemporâneo.

O empate com Chucho Valdés, lenda cubana do piano, evidencia o peso artístico dos dois trabalhos e o alto nível da competição.

Além de Hamilton e Valdés, a categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino reuniu outros três indicados:

  • La Fleur de Cayenne, de Paquito D’Rivera & Madrid-New York Connection Band

  • Luces y Sombras, de Iván Melon Lewis Trio

  • Golden City, de Miguel Zenón

A escolha dupla por parte da Academia Latina de Gravação é incomum, mas não inédita, e ressalta o equilíbrio artístico dos trabalhos apresentados.

A edição de 2025 do Grammy Latino teve uma participação expressiva de brasileiros em diversas categorias. A cantora Liniker liderou entre os artistas nacionais, com sete indicações, incluindo Álbum do Ano, Canção do Ano e Gravação do Ano.

Outros nomes também marcaram presença no evento, como Marina Sena, Milton Nascimento, Zeca Pagodinho, Alcione, Carol Biazin, BaianaSystem, Gilberto Gil, Djonga e João Gomes, mostrando a diversidade e força da música brasileira nas premiações internacionais.

A cerimônia principal do Grammy Latino 2025 acontece na MGM Grand Garden Arena, também em Las Vegas, e é transmitida ao vivo para o Brasil a partir das 22h pelos canais Multishow, Canal Bis e pelo Globoplay, com cobertura especial.

A vitória de Hamilton de Holanda nesta categoria já coloca o Brasil entre os vencedores da noite, celebrando o talento nacional em um gênero tradicionalmente dominado por nomes de fora do país.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas