
A espera dos fãs de música está prestes a acabar: nesta sexta-feira (7), às 13h (horário de Brasília), a Recording Academy anuncia os indicados ao Grammy Awards 2026. A premiação, considerada o "Oscar da música", será realizada em 1º de fevereiro, na Crypto.com Arena, em Los Angeles.
Com 95 categorias, o Grammy desperta curiosidade sobre quem realmente escolhe os indicados e vencedores. A seguir, explicamos como funciona a votação, quem pode indicar artistas e quais os critérios de elegibilidade.
Artistas, produtores e profissionais da música que fazem parte da Recording Academy podem submeter trabalhos à premiação. Depois de uma triagem de elegibilidade, os membros votantes — profissionais da indústria musical com carreira comprovada — selecionam os finalistas em cada categoria.
Cada votante pode escolher até 10 categorias dentro de três gêneros musicais, além das seis categorias gerais (Gravação do Ano, Álbum do Ano, Música do Ano, Artista Revelação, Produtor do Ano e Compositor do Ano, ambos em música não clássica).
Para se tornar um votante, é preciso ter carreira ativa na música e apresentar dois profissionais da área como recomendação. Porém, indicados ou vencedores de Grammy nos últimos cinco anos têm benefícios: não precisam comprovar créditos ou apresentar recomendação.
As gravações devem ter sido lançadas entre 31 de agosto de 2024 e 30 de agosto de 2025. Os inscritos precisam seguir as regras específicas de cada categoria, que são atualizadas com frequência.
Entre as mudanças deste ano, destaca-se a divisão da categoria de Melhor Álbum Country: agora são dois prêmios — um para o estilo contemporâneo e outro para o tradicional.
Para concorrer, é necessário ter lançado ao menos cinco singles ou um álbum. A definição de "revelação", no entanto, cabe a um comitê, que avalia se o artista realmente ganhou projeção no período. A regra mudou nos últimos anos para permitir, por exemplo, que nomes como Sabrina Carpenter concorressem mesmo após vários álbuns lançados.
A cerimônia acontecerá em 1º de fevereiro, com transmissão ao vivo direto de Los Angeles.

