
Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como estupro, violência doméstica e violência contra a mulher. Se você se identifica ou conhece alguém que está passando por esse tipo de problema, ligue 180 e denuncie.

A novela Dona de Mim, exibida na faixa das 19h da TV Globo, trouxe ao ar na última terça-feira (23) uma das cenas mais delicadas e impactantes da trama até agora: o episódio em que a personagem de Giovanna Lancellotti é vítima de abuso sexual. A sequência não apenas comoveu o público, como também gerou forte impacto entre os profissionais envolvidos nas gravações.
Em entrevista ao Gshow, a atriz relatou que o ambiente no set foi de grande comoção. “Em muitas sequências a diretora chorou, em uma das cenas um menino pediu para sair. Quando ela (a personagem) chegou em casa, no chuveiro, foi muito difícil. Foi um dia que o set inteiro chorou”, revelou Giovanna, visivelmente abalada ao relembrar a gravação.
Durante as filmagens, a atriz recebeu apoio constante da equipe. “Entre uma cena e outra, o Gustavo, um dos figurinistas, e a Mônica, uma das camareiras, me deram um abraço e ficamos cerca de meia hora juntos, aos prantos”, contou.
A preparação para as cenas exigiu um trabalho cuidadoso de construção emocional. Para isso, Giovanna contou com o suporte do preparador de elenco Leonardo Lacca, que a ajudou a mapear os sentimentos da personagem em cada etapa da cena. “As cenas foram intensas e trabalhar as transições, como um mapa emocional, garantiu que ela estivesse confortável”, explicou.
A produção da novela também contou com o auxílio de uma consultora especializada para garantir uma abordagem respeitosa e sensível do tema. Segundo Lacca, a cena foi construída com o objetivo de evitar qualquer forma de revitimização e, ao mesmo tempo, representar o acolhimento à vítima. “Essas cenas foram pensadas não apenas para retratar a violência, mas também para transpor o acolhimento da vítima, evitando revitimizações e mostrar que é possível abordar esse tema com empatia, cuidado e profundidade”, ressaltou.
Ficção com propósito social
A autora da novela, Rosa Svartman, comentou sobre a responsabilidade de tratar um tema tão sério na teledramaturgia. “Violência contra a mulher acontece na nossa sociedade, infelizmente. É um assunto recorrente no noticiário, o que reforça a relevância. Abordar temas difíceis e dolorosos na novela é um desafio e uma oportunidade. Podemos propor uma reflexão sobre a nossa sociedade, personagens envolvidos nessas violências, repercussões e cuidados que podemos tomar”, disse.
A escritora destacou ainda o compromisso da equipe com o respeito à diversidade do público, à classificação indicativa e à orientação de profissionais especializados durante todo o processo criativo.
