
A estilista Gilda Midani usou suas redes sociais nesta sexta-feira (5) para revisitar um capítulo marcante de sua trajetória: o momento em que conheceu a cantora Maria Bethânia, com quem viveu um relacionamento discreto por oito anos. A parceria começou com um pedido inusitado da equipe da artista para criar uma camiseta para a estreia da turnê Carta de Amor, em 2013.

Gilda relembrou que o contato aconteceu às vésperas de sua viagem para a Semana de Moda de Paris, onde apresentaria uma nova coleção. Mesmo com a agenda apertada, aceitou o desafio. “A última coisa que poderia fazer era recusar o convite”, escreveu. “Só restava confiarem em mim — e eu garantia: se não conseguisse um bom resultado, ninguém mais conseguiria.”
Ao pedir referências, Gilda recebeu um envelope pardo contendo uma ficha técnica pintada à mão com indicações do tom azul celestial, pinceladas douradas e retalhos de passamanarias antigas. “Primor de detalhes que já revelava a natureza de quem sabe exatamente o que quer”, descreveu. "Isso depois fui vendo em tudo que faz."
Sem conseguir assistir à estreia por estar fora do país, a estilista só viu sua criação no palco ao retornar da França. Ao encontrar Bethânia no camarim, foi recebida com elogios. "Ela me disse: 'Obrigada, Gilda, você leu a minha alma'. Quase me acabei de rir: 'Talvez um dia, se Deus quiser, eu precise ler sua alma, mas dessa vez, eu li mesmo foi o impecável tutorial que me enviou em um envelope pardo'.”
O relacionamento das duas foi mantido com extrema discrição, sem aparições públicas ou comentários frequentes. O namoro chegou ao fim recentemente, mas a conexão criativa permanece. Gilda será responsável pela direção criativa e pelos figurinos da nova turnê que celebra os 60 anos de carreira de Maria Bethânia.
Gilda Midani é uma das figuras mais respeitadas da moda brasileira. É mãe do ator e apresentador João Vicente de Castro, fruto de seu casamento com o jornalista Tarso de Castro, fundador do jornal O Pasquim. Também foi casada por mais de uma década com o produtor musical André Midani, falecido em 2019.
Mesmo após o fim da relação, Bethânia e Gilda continuam trabalhando juntas. A turnê comemorativa da artista passará por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro entre setembro e novembro, prometendo celebrar seis décadas de uma das maiores intérpretes da música brasileira.
