
A soprano brasileira Gabriella di Laccio foi condecorada nesta terça-feira (30) pelo rei Charles III como Membro da Ordem Mais Excelente do Império Britânico, em reconhecimento ao seu trabalho com a fundação Donne, que promove a visibilidade de mulheres no cenário musical.

O título, concedido pelo Reino Unido desde 1917, homenageia pessoas que prestam serviços notáveis em suas áreas de atuação. Gabriella também possui um recorde no Guinness Book por realizar a transmissão ao vivo de música acústica mais longa da história.
Em suas redes sociais, a cantora compartilhou uma foto da medalha e agradeceu: “Obrigada a todos que fazem parte da minha jornada. Sinto-me verdadeiramente abençoada.”
A Donne surgiu em 2018, de maneira inesperada, quando Gabriella encontrou uma enciclopédia de mulheres compositoras em um sebo. Na época, ela percebeu o quanto conhecia pouco sobre essas artistas e decidiu tornar seu trabalho mais acessível. “Queria tirar o nome delas daquela enciclopédia e apresentar de forma menos acadêmica, fácil de achar. Foi uma caixa de Pandora que se abriu na minha vida e nunca mais se fechou”, contou em entrevista ao programa Mulheres Reais, da Rádio Eldorado.
Sobre a condecoração, Gabriella disse estar emocionada: “Vai ser um dia muito lindo, de muita alegria. Quero que o Brasil saiba que vou estar trazendo o País comigo, no meu coração.”
