
Após um período afastado dos palcos por causa da morte da mãe, Preta Gil, o músico Francisco Gil anunciou seu retorno à música. O artista inicia a nova fase com apresentações em carreira solo e também ao lado do grupo Gilsons, formado por ele, João Gil e José Gil.

“Eu ainda não tinha anunciado aqui, mas em setembro retorno aos palcos depois de um tempo longo. A primeira data já esgotou e abrimos uma extra. Voz e violão pela primeira vez em Porto Alegre. Estou feliz com isso”, escreveu em suas redes sociais.
As primeiras apresentações estão marcadas para os dias 4 e 5 de setembro, em Porto Alegre. Depois disso, Francisco se junta novamente aos Gilsons na turnê Pra Gente Acordar, que terá início em 11 de setembro e contará com 18 datas em diferentes cidades da Europa.
Apoio à mãe durante tratamento
Francisco e sua irmã, Flor Gil, acompanharam Preta Gil em todo o processo de tratamento contra o câncer nos Estados Unidos. A cantora se submetia a uma imunoterapia experimental, indicada para casos em estágio avançado da doença.
A morte de Preta, em 20 de julho, mobilizou fãs e artistas de todo o país, que prestaram homenagens à cantora e ressaltaram seu legado na música e na cultura brasileira. Agora, com a retomada da carreira, Francisco inicia um novo ciclo em meio ao luto, conciliando a memória da mãe com o desejo de seguir adiante na música.
