
O músico Francisco Gil, filho de Preta Gil, emocionou o público durante um show do trio Gilsons em Londres, na última quinta-feira (11). Em meio à apresentação, ele prestou uma homenagem à mãe, que morreu em 20 de julho, vítima de um câncer.

“Talvez tudo que eu faça agora na música vá ser dedicado para ela, para minha mãe, Preta Gil”, declarou, recebendo aplausos e manifestações de apoio da plateia.
Francisco divide o palco com José Gil e João Gil, também filhos e netos de Gilberto Gil, na turnê europeia do grupo. Nesta sexta-feira (12), os Gilsons se apresentam em Barcelona e, em seguida, seguem para Madrid.
A agenda internacional segue até 5 de outubro, com shows nos Países Baixos, Alemanha, Bélgica, França, Suíça, Dinamarca, Suécia, Noruega e Irlanda.
Legado de Preta Gil
Francisco acompanhou a mãe em seus últimos meses de vida, quando ela realizava tratamento experimental de imunoterapia nos Estados Unidos. Preta Gil enfrentava um câncer em estágio avançado e sua morte mobilizou o Brasil, gerando homenagens de artistas, fãs e representantes da cultura.
O gesto de Francisco reforça o vínculo da família Gil com a música e com a preservação do legado cultural construído por diferentes gerações.
