
A cidade histórica de Paraty (RJ) será palco da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto de 2025. Neste ano, o evento homenageia o poeta e músico Paulo Leminski, cuja obra serve de inspiração para toda a programação da festa.

A abertura do evento, na noite da quarta-feira (30), será conduzida pelo cantor e poeta Arnaldo Antunes, que fará uma apresentação especial com música e poesia em tributo a Leminski.
Entre os nomes confirmados na edição de 2025 estão:
-
Alice Ruiz, poeta e viúva de Leminski
-
Nei Lopes, compositor e escritor
-
Rosa Montero, romancista espanhola
A curadoria da Flip 2025 é assinada por Ana Lima Cecilio, editora que introduziu a autora italiana Elena Ferrante ao público brasileiro.
Além de homenagear Leminski, o evento também vai discutir crise climática, meio ambiente, questões de gênero e raça, e democratização da literatura — temas centrais que estarão presentes em mesas de debate, rodas de conversa e intervenções artísticas pelas ruas da cidade colonial.
Após adaptações devido à pandemia, a Flip volta ao seu período tradicional, entre os meses de julho e agosto, trazendo novamente os principais nomes da literatura contemporânea brasileira e internacional para o centro histórico de Paraty.
A programação completa da Flip 2025 está disponível no site oficial: www.flip.org.br
