TCE
CULTURA

FLIB 2025 é lançada em Campo Grande com proposta de celebrar a literatura e suas múltiplas vozes

Com o tema "Literatura: a autoria, a arte e a vida!", a 9ª edição da Feira Literária de Bonito acontecerá em setembro e destaca inclusão, diversidade e protagonismo dos autores sul-mato-grossenses

8 agosto 2025 - 12h00Lorena Sone e Maria Edite Vendas
Feira aposta em atividades interativas e educativas para aproximar leitores da literatura e estimular o hábito da leitura desde a infância.
Feira aposta em atividades interativas e educativas para aproximar leitores da literatura e estimular o hábito da leitura desde a infância. - (Fotos: Lorena Sone)

Na manhã desta sexta-feira (08), foi lançada oficialmente em Campo Grande a 9ª edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), durante um encontro realizado no espaço Doce Lembrança. Com o tema "Literatura: a autoria, a arte e a vida!", o evento reuniu escritores, gestores culturais, educadores e autoridades para apresentar a proposta da edição 2025, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro, na cidade de Bonito (MS).

Canal WhatsApp

Consolidada como o principal encontro literário de Mato Grosso do Sul desde sua criação, em 2015, a FLIB tem promovido a leitura, o acesso à produção literária e o fortalecimento da identidade cultural do Estado. A edição deste ano promete manter essa trajetória com uma programação intensa de oficinas, rodas de conversa, saraus, apresentações teatrais, música e atividades pedagógicas voltadas ao público escolar.

Durante o lançamento, o coordenador geral da feira, Carlos Porto, relembrou a origem do evento e destacou sua importância para o cenário literário sul-mato-grossense. "A feira surgiu porque observamos que o estado de Mato Grosso do Sul tinha dois grandes eventos, o Festival de Inverno de Bonito e o Festival América do Sul, mas nenhum voltado especificamente para literatura. Então, quando saí da vida pública, quis criar algo que identificasse a literatura, o livro e um debate mais apropriado sobre o tema", contou.

Carlos Porto destaca a criação da feira como resposta à ausência de eventos voltados exclusivamente à literatura em MS.

Ele também destacou o papel transformador da FLIB ao longo dos anos. "A feira é um desafio permanente, mas ela tem trazido uma mudança de comportamento, principalmente relacionada ao livro. Se uma pessoa vai à feira e muda a sua relação com a leitura, isso já é um resultado significativo."

A curadora da feira, Maria Adélia Menegazzo, explicou que a seleção dos autores e das obras parte do tema anual proposto pela curadoria. "Tudo parte do tema selecionado a partir dos debates sobre literatura brasileira e das publicações de autores locais e nacionais. Esse ano, falamos sobre biografia, autobiografia, diário, memória, tudo que tem uma urgência extremamente delicada de ser. Quem escreve? Quem fala? Esse é o debate que permeia toda a feira."

Maria Adélia Menegazzo destaca que a seleção de autores parte de temas urgentes e da valorização de vozes diversas na literatura.

Maria Adélia também enfatizou o cuidado da curadoria com a inclusão e a diversidade. "Na medida do possível, fazemos isso. Esse ano temos Maria Carolina de Jesus como autora homenageada. Também participam crianças da Deinha, de Anastácio, que todo ano fazem uma exposição belíssima de poemas e obras inspiradas nos autores homenageados."

Um dos destaques da programação é o projeto Dedo de Prosa, coordenado pelo escritor Henrique Pimenta, que promove encontros entre autores sul-mato-grossenses. "O Dedo de Prosa é um evento em que existe uma conversa entre escritores exclusivamente de Mato Grosso do Sul. Serão seis episódios com bate-papos sobre a carreira e os lançamentos de cada autor", explicou.

Segundo o escritor Henrique Pimenta, a feira oferece espaço para diferentes estilos e trajetórias, priorizando a escuta do leitor.

Para Pimenta, a FLIB é uma vitrine fundamental para a literatura produzida no Estado. "É o evento que proporciona maior visibilidade para o maior número de autores de Mato Grosso do Sul. A gente convida escritores diversos, com diferentes estilos e histórias, para que todos tenham a oportunidade de apresentar sua obra. Quem vai dizer se a obra é boa ou não é o leitor."

Com a expectativa de receber milhares de visitantes em setembro, a FLIB 2025 promete uma celebração intensa da literatura em suas múltiplas formas. Como define Carlos Porto, "tem música, teatro, contação de histórias, brincadeiras e um circuito pedagógico muito forte. A feira é para o leitor, e o nosso maior desafio é fazer com que ele se sinta parte disso."

Serviço:

FLIB 2025 9ª Feira Literária de Bonito

  • Data: 17 a 21 de setembro
  • Local: Praça da Liberdade, Bonito MS
  • Tema: "Literatura: a autoria, a arte e a vida!"
  • Mais informações: FLIB 2025
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop